quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Natal

Neste Natal, mais uma vez nossos corações se enchem de anseios...
Pedimos por mais amor, mais saúde, mais paz, mais felicidade, mais prosperidade..
Há uma energia intensa no ar...
Que tal aproveitar toda energia que envolve tudo e todos para meditar...
Para refletir...
Para descobrir em cada um de nós sentimentos e possibilidades infinitas de realizações...
Romper barreiras internas e externas, num princípio Divino de co-criação de nossa realidade...
Para celebrar, comemorar todas as conquistas...
Lembrar que é momento de reconhecer nosso valor e nos permitir cuidar de nós como nossos terapeutas cuidariam...
Abrir-se para o novo, para que o novo chegue até nós...
Para agradecer por tudo e por todos...
Para unir o nosso amor ao Amor Maior para que todos os seres se sintam muito amados...
Para renascer plenamente nesta vida e com este corpo...

E... que tal, vamos neste Natal refletir sobre para que iremos Renascer em 2012!
Sinta-se abraçado(a) ternamente!

domingo, 11 de dezembro de 2011

DALAI LAMA


"Por um lado, ter um inimigo é muito ruim.
Perturba nossa paz mental e destrói algumas de nossas coisas boas.
Mas, se vemos de outro ângulo, somente um inimigo nos dá a oportunidade de exercer a paciência.
Ninguém mais do que ele nos concede a oportunidade para a tolerância.
Já que não conhecemos a maioria dos cinco bilhões de seres humanos nesta terra, a maioria das pessoas também não nos dá oportunidade de mostrar tolerância ou paciência.
Somente essas pessoas que nós conhecemos e que nos criam problemas é que realmente nos dão uma boa chance de praticar a tolerância e a paciência".
Dalai Lama

sábado, 10 de dezembro de 2011

Consagração do nosso lar, de tudo que nele há e de todos que nele vivem!

Dentro do circulo da mais elevada consciência, afirmamos:
Há uma Presença aqui no nosso lar - É a da Harmonia, que faz vibrar todos os corações de felicidade e alegria. Quem quer que aqui entre, sentirá as vibrações da Harmonia.
Há uma Presença aqui – É a do AMOR. O AMOR nos envolve e envolve a todos os seres num só sentimento de Unidade. Esta casa está cheia da Presença do AMOR. No AMOR nós vivemos, nos movemos e existimos. Quem quer que entre aqui, sentirá a pura presença do Amor e será tocado por ele.
Há uma única Presença aqui – É a da proteção e segurança de tudo e de todos.
Tudo o que aqui existe, tudo o que aqui se pensa, tudo o que aqui se fala, tudo o que aqui se faz, é envolvido pela energia da proteção e segurança. Quem quer que aqui entre, ou sobre aqui pense, automática e imediatamente perceberá os efeitos dessa proteção e segurança agindo sobre este lugar e se irradiando a tudo e a todos.
Há uma Presença aqui – é a da Justiça. A Justiça reina nesta casa. Todos os atos aqui praticados são regidos e inspirados pela Justiça. Quem quer que aqui entre, sentirá a Presença da Justiça.
Há uma Presença aqui – É a Presença de níveis elevados de consciência. Aqui é um lugar seguro, protegido, iluminado, abençoado e tranqüilo. Quem quer que aqui entre, sentirá a luz deste lugar se irradiando a tudo e a todos.
Há uma presença aqui – É a presença de vida e saúde plenas, essencial a todos os seres. É a saúde do corpo e da mente. Quem quer que aqui entre, será tocado pela presença da vida e da saúde.
Há uma presença aqui – É a presença da prosperidade. Todas as coisas boas crescem e prosperam aqui. A abundância se expressa na prosperidade de tudo o que aqui é empreendido de maneira ecológica, ética, legal e moral. Quem quer que entre aqui, será envolvido com a presença da prosperidade e abundância.
Estamos todos nós e tudo, em vibração harmoniosa com a energia da sabedoria, do poder, da saúde, do amor, da felicidade e da alegria. A presença dessas energias, se manifestam aqui por meio das palavras, pensamentos, sentimentos, emoções e comportamentos de todos aqueles que aqui residem e de todos aqueles que aqui entram e entrarão.
A presença do amor poderoso manifesta-se aqui. A presença da alegria plena É profundamente sentida por todos os que aqui entram e entrarão.
Na mais perfeita comunhão entre nossa consciência inferior e nossa consciência superior, consagramos esta casa à perfeita expressão de todas as qualidades de níveis elevados de consciência que há em nós e em todos os seres.
As vibrações positivas que emanam de nossa consciência elevada são forças grandiosas que aqui ficam armazenadas e daqui se irradiam para todos os seres, constituindo este lugar num centro de emissão e recepção de tudo quanto é bom, amoroso, belo, alegre, saudável, próspero, seguro e abundante.
Gratidão:
Somos gratos.
Somos gratos porque vivemos e nos movemos por amor e pelo amor.
Somos gratos porque vivemos em níveis de consciência cada vez mais elevados.
Somos gratos porque manifestamos por meio de nossos atos: a verdade, a vida plena, a saúde, a prosperidade, a paz, a sabedoria, a alegria, a felicidade, a segurança e o amor.
Somos gratos porque todos que aqui entram, sentem, vêm e ouvem tudo isso!
Somos gratos porque estamos em harmonia, amor, verdade, segurança e justiça com tudo e com todos os seres.

Em Curitiba no dia 07 de abril de 2007, recebi um texto anônimo que o adaptei de acordo com minha representação interna e passei a utiliza-lo em meus momentos de meditação para limpeza, purificação e consagração de nosso lar doce lar.
E hoje, honrando ao universo pelo presente que recebi, eu o ofereço a você com amor, carinho, respeito e gratidão.

MULHERES NA SOCIEDADE ATUAL

“Um caminho, uma conquista”!
O papel da mulher mudou consideravelmente ao longo dos anos.
Antes das grandes guerras e algum tempo depois, as mulheres eram vistas como donas de casa e mães, sendo sua função cuidar do marido, dos filhos e da casa.
Uma mulher que quisesse trabalhar fora nem era considerada uma mulher decente aos olhos da época e imaginem com que determinação precisava se dedicar àquilo que acreditava, queria, podia e merecia alcançar!
Esta uma das razões que as mulheres geralmente nem tinham cargos de responsabilidade fora de casa e nem suas aspirações eram consideradas sérias.
Além dos preconceitos ainda existiam Empresas que partiam do princípio que elas se casariam, teriam filhos e sairiam da mesma... Algumas Empresas inclusive, até recusavam as mulheres porque as consideravam muito instáveis.
Felizmente os tempos mudaram e mais perspectivas estão surgindo à medida que a mulher vai se expandindo.
O empenho contra a discriminação sexual consolida cada vez mais a posição das mulheres no mercado de trabalho.
As estudantes são encorajadas a pensar em suas futuras carreiras com base no que gostariam de fazer quando forem desenvolver alguma atividade profissional.
As mães preparam suas filhas de modo a se sentirem independentes e guerreiras. Realizando por vezes sonhos que elas próprias nem puderam realizar.
Casar e constituir família, hoje são realidades que acontecem de várias maneiras.
Muitas mulheres fazem carreira profissional primeiro e depois, casam e têm filhos.
Existem mulheres que após terem os filhos estão desejosas de terem um papel ativo fora de casa, pois já se dedicaram integralmente à família e aos filhos.
Outras nem pensam em trabalhar fora e sim em empreender uma família em tempo integral.
Existem também mulheres que são mães solteiras e de regra geraL passam por sérios desafios, pois precisam lidar com tudo sozinhas.
Também têm muitas mulheres que além de trabalharem integralmente fora, governam o lar, cuidam dos filhos, do relacionamento com o marido e demais familiares.
Existem mulheres que, em termos de orçamento familiar são elas quem mais ganham, e seu trabalho torna-se uma responsabilidade ainda maior. Esta situação pode se tornar um grande desafio quando os filhos ficam doentes ou quando existem outros conflitos no relacionamento do casal.
Em muitos casos os desafios começam a acontecer, a capacidade de enfrentar as coisas com êxito começa a ser questionada, a tensão sobe e os conflitos acabam ocorrendo...
Muitas mulheres conforme a tensão aumenta ou a responsabilidade se torna esmagadora, começam a perder a autoconfiança e ficam desiludidas com sua aparente sensação de falta de capacidade para lidar com os desafios.
Muitas mulheres se sentem frustradas quando tem dificuldade de avançar, ficando nervosas e sem condições de relaxar fisicamente. Outras ficam revoltadas com os tratamentos discriminatórios.
Existem mulheres que desempenham uma carreira que nem gostariam, porém que precisam para auxiliar no orçamento doméstico.
O excesso de preocupação pode levar a exaustão e a incapacidade de dormir adequadamente. É perfeitamente compreensível que algumas mulheres nessas situações fiquem deprimidas e ressentidas até encontrarem uma solução.
Independente de onde estejam e o que estejam fazendo, são verdadeiras jóias que caminham com bravura no dia a dia, procurando compor a tudo e a todos e ainda serem fortes e alegres mesmo que no intimo estejam sofrendo secretamente com preocupações, medo, falta de confiança, desvalorizações, desconsiderações...
Algumas até se recusam a aceitar ajudas, porque consideram um sinal de fraqueza...
Como conciliar tudo isso e viver em equilíbrio?
· Para desempenhar adequadamente seus afazeres domésticos, profissionais, atender na educação dos filhos, cuidar-se mais e dar mais atenção ao marido, seguem dicas:
o É importante você definir as suas prioridades pessoais, profissionais e familiares, anotar tudo que mais importa! O que está no papel é mais fácil de ser lembrado.
o Assim como no trabalho, a sua vida familiar também requer o estabelecimento de metas para:
§ Dedicar um tempo com qualidade e se aproximar mais dos filhos por meio de bate papos e brincadeiras;
§ Almoçar com o marido, os filhos e os parentes;
§ Passear com eles;
§ Ajudar os filhos com as tarefas da Escola;
§ Conversar com filhos adolescentes;
§ Reconhecer as habilidades e qualidades deles por meio de elogios sinceros;
§ Dedicar um tempo maior a você e a outros assuntos que você perceber importante para o fortalecimento de sua realidade familiar.
o Evite ficar mais tempo que o necessário no escritório ou empresa;
o Evite também ao máximo desmarcar férias ou compromissos familiares;
SER MULHER é ser como você é, apenas procurando encontrar uma forma saudável de lidar com o corre-corre dos papéis assumidos diariamente, seja mãe, profissional, namorada, esposa, filha...
Procure sempre externar a sua feminilidade e saber mais sobre como exercer melhor sua posição na sociedade atual, como se vê e como se expõe.
Parabéns por ser exatamente como você: foi, é e será!
Mulher querida e jóia rara, sucesso crescente para você!
Forte abraço.

HIPNOSE ERICKSONIANA

O Conselho Federal de Psicologia reconhece a Hipnose como um eficaz método terapêutico.
Este método vem sendo aplicado em diversos tratamentos, em hospitais do mundo inteiro, como Memorial Slolan-Kettering Center (EUA), no Hospital de Liége (Bélgica), e no Brasil é usado no Hospital das Clínicas em São Paulo e em consultórios odontológicos e outros.
A eficácia da hipnose pode ser aplicada para dissolver desafios emocionais, ajudar a alcançar metas e obter resultados desejados tanto na vida pessoal quanto na profissional.
O melhor, é que pode ser auto-aplicada e facilmente aprendida.
Existem muitos mitos e preconceitos sobre a Hipnose.
Talvez devido à chamada Hipnose de Palco, que filmes e novelas mostram de forma que acabam distorcendo a Hipnose Terapêutica.
Toda hipnose é uma auto-hipnose.
A hipnose é um processo que envolve o hipnotizador (hipnoterapeuta – Psicólogo – Médico) e uma pessoa disposta a ser hipnotizada.
Na auto-hipnose o indivíduo entra no mesmo processo de transe hipnótico sem o auxílio do hipnotizador e sim através de algumas técnicas.
A linguagem hipnótica ou Padrões de Linguagem Hipnótica é o modelo da forma como usamos as palavras para induzir um transe e fazer sugestões ao paciente. Este é um modelo criado por Milton Erickson, que transformou totalmente a hipnose com seu modo de trabalhar.
Como afirmava Milton Erickson, a cura vem de dentro.
Por meio da hipnose, um hipnoterapeuta facilita o processo auxiliando o paciente a acessar os seus recursos internos e com isso promover a sua cura, resolver seus desafios e realizar suas metas.
O uso da auto-hipnose ajuda a controlar a ansiedade e o estresse. Ativa o sistema imunológico, tornando-o menos suscetível a doenças.
Também, ajuda a programar o inconsciente para resolver ou encontrar soluções para vários desafios.
A hipnose pode ser usada para ajuda pessoal e profissional.
É uma ferramenta muito utilizada por médicos, psicólogos e dentistas.

Hipnose e Trauma Psicológico

O tratamento de trauma enxerga e considera a pessoa por completo, reconhecendo sua unidade composta por mente, corpo, sentimentos e espírito.
A capacidade básica de processar informações e controlar emoções é profundamente afetada por uma experiência traumática.
Assim, pessoas traumatizadas necessitam ser tratadas e reorientadas para que recuperem seu poder de viver.
Mudanças neurobiológicas ocorrem durante um trauma, bem como seus efeitos sobre a memória, a auto-imagem e a qualidade de seus relacionamentos interpessoais.
A hipnose auxilia a estabilizar e controlar emoções e a reviver as memórias traumáticas sem reviver o trauma em si.

Exemplos de Traumas

  • A perda de um animal de estimação.
  • Humilhações na infância.
  • Amadurecimento precoce, onde a criança tem de ser "adulta" em seus pensamentos e ações, destoando de sua idade cronológica.
  • Desastres naturais, tais como terremotos, maremotos, enchentes, incêndios, entre outros.
  • Acidentes automobilísticos.
  • Cirurgias.
  • Doenças crônicas.
  • Abuso físico ou sexual.
  • Atos de terrorismo ou seqüestro.
Hipnose auxilia a reconduzir os pacientes de volta ao mundo, a fim de que possam viver uma vida mais completa, harmoniosa e feliz!
(Matéria baseada nos trabalhos de Wilhelm Reich, Milton Erickson, Fritz Pearls, Virgínia Satir, Richard Bandler e John Grinder).