AMOR PRÓPRIO E AUTO ESTIMA
Já pararam para pensar que tudo começa a partir de um ponto dentro de nós mesmas?
O amor e o conforto estão dentro de nós.
É necessário encontrarmos esse conforto dentro de nós mesmas. Pois já perceberam que nos momentos mais desafiadores nos encontramos muitas vezes apenas conosco?
Agora como cuidarmos de nós com amor, cuidado e carinho, quando nem nos amamos?
Aprendemos na Bíblia desde crianca, "a amar o teu próximo como a ti mesmo".
Por que será que deixamos de nos dar conta que é para amar o próximo e a nós mesmas?
Que inclusive para dizer “eu te amo “ - colocamos o EU na frente?
O meio contribui para que tenhamos uma percepção prejudicada dessa máxima e deixemos de despertar e transbordar saudavelmente esse amor por nós.
Existe uma aparente preocupação de que se colocarmos um olhar mais atento a isso estaremos sendo vaidosas, egoístas e arrogantes e esquecemos que o amor é generoso, solidário, cheio de compaixão. Então, principalmente conosco, mulheres é estimulado desde crianças a ver, ouvir e sentir colocando o foco nas expectativas dos outros.
Passamos nossa vida nos dedicando a satisfazer necessidades dos pais, amigos, professores, colegas de trabalho, companheiros e nos deixando de lado, esquecendo de nós mesmas e por Vezes até nos esquecendo que esquecemos, pensando que esta é a forma de sermos amadas e reconhecidas, deixamos de usufruir de incríveis zelos e cuidados conosco que nos engradeceriam e impediriam que passássemos por muitos momentos de tristeza e dor que passamos, principalmente quando deixamos de ter funções costumeiras com os filhos quando crescem e muitas vezes no meio do lar vazio decodificamos segundo nossas crenças internas, que deixamos de ter motivos para demonstrarmos nosso trabalho e sermos amadas.
Agora, amadas... reflitam comigo, será que se deixarmos de amar a nós mesmas seremos capazes de reconhecer e amar verdadeiramente ao próximo e de sermos realmente amadas?
Somos centelhas Divinas - Somos a luz que faltava em nossas vidas.
A questão é nos descobrirmos como essa centelha e aprendermos a nos amar verdadeiramente, sem depender do próximo para sermos felizes de sermos nós mesmas.
Primeiro passo -
1. Tomada de consciência de nossa baixa autoestima e da falta de amor próprio.
2. aceitarmos isso, detectando:
1. o quanto precisamos estar servindo ao outro para nos sentirmos amadas e aprovadas,
2. o quanto temos medo, insegurança e necessidade de afirmação,
3. que a vaidade, o orgulho e a arrogância são escudos que impedem que manifestemos o nosso melhor e disfarçam a realidade que estamos vivendo internamente.
Ao aceitarmos os sintomas da estima baixa e do desamor próprio, com certeza essa aceitação já fará parte da nossa força e iremos ao segundo passo.
Segundo passo:
Aqui é um momento extremamente delicado ainda, pois muitas vezes desistimos de ir em frente por interpretarmos tudo isso como simplista demais e porque em função da baixa autoestima temos dificuldades de nos sentirmos merecedoras.
O que pode nos auxiliar a enxergarmos nosso verdadeiro valor?
Usarmos nossa maior carência para ser a nossa maior força motivadora e impulsionadora.
Gostamos de ser amadas, valorizadas e reconhecidas? Sim!
Então, imaginem o que as pessoas irão dizer quando estivermos transbordando o nosso melhor?
Mudaremos tanto que elas precisarão nos conhecer novamente!
Uma vez eu ouvi, "ame-se tanto, mas com tanto amor, que se um dia alguém lhe jogar no inferno, o diabo jogará para fora de volta pois não aguentará conviver com tanto amor!"
Somos centelhas Divinas, feitas a imagem e semelhança de algo maior.
Merecemos o melhor da vida.
Somos o amor e a felicidade só de sabermos disso!
Vamos aprender a re-despertar e transbordar o nosso melhor, nos amando, apoiando e respeitando?
Bom, fazemos isso,
* a partir da consciência da limitação,
* da aceitação,
* do sentirmo-nos merecedoras,
* é de fazermos o que for necessário de maneira ética, legal, ecológica e moral para reverter positivamente tudo isso e se valorizar de verdade.
E isso necessita muito mais que apenas ter a informação, significa exercitar algo para que possamos transmutar o sentimento que nos limita e impede que manifestemos mais e mais o nosso melhor, que é nosso maior desejo. Amar verdadeiramente a nós, ao próximo, porém sem exigir nada em troca, pois estaremos bem conosco. Daí acontecerá algo incrível, o amor virá, será despejado, pois o Universo entenderá a linguagem de amor que estaremos transbordando!
O amor é o sentimento mais sublime que existe, ele é generoso, solidário, cheio de compaixão e ao amarmos entraremos em sintonia com essa frequência no Universo e receberemos de volta multiplicado todo amor que estivermos transbordando a partir de um ponto dentro de nós!
Então vamos ao desenrolar das atividades que promoverão melhoria na autoestima e desencadearão amor próprio?
1. Sermos conosco mesmas, mais generosas, mais solidárias e cheias de compaixão:
1. Dando-nos um tempo qualidade.
2. Conhecendo-nos como realmente somos, em nossas qualidades e limitações.
3. Acolhendo nossas necessidades e encontrando formas saudáveis de atende-las.
4. Estimulando nossas capacidades.
5. Ajudando-nos a superar nossas dificuldades.
6. Colocando-nos limites amorosamente, sem criticarmo-nos, sem menosprezarmo-nos para engrandecermos o outro, apenas para que percebamos também os direitos dos outros de ocuparem seus espaços.
7. Vale lembrarmo-nos de nos lembrar que em termos humanos somos perfeitamente imperfeitos e estamos em processo de melhoria contínua da autoestima por meio da auto valorização . Vermo-nos, ouvirmo-nos e sentirmo-nos com percepção amorosa, de forma a reconhecermo-nos respeitosamente sem exigir perfeição, valorizando-nos de forma a descobrirmos mais e mais a pessoa única e especial que somos em nossa essência Divina. No começo será mais desafiador porque há quantos anos nos movimentamos de forma a priorizar o outro? Porém, só fracassamos quando desistimos.
8. Quando nos percebermos acusando-nos, parar um pouco imediatamente com aquele pensamento negativo que só nos destruiu ao longo dos anos, respirar fundo e dizer mentalmente alguma coisa positiva e verdadeira a nosso respeito. Por exemplo: "Eu sou feliz de ser eu - eu sou uma centelha Divina - Tudo que preciso vem até mim - Eu me amo e me aceito do jeito que sou". Nosso maior poder está na escolha das palavras que usamos e dos pensamentos que temos.
9. Perdoarmo-nos - tudo que aconteceu do jeito que era necessário acontecer. O auto perdão abrirá uma comporta de um enorme fluxo de amor.
10. Gosto de dizer, cuidarmos de nós mesmas como uma mãe bondosa e amorosa cuidaria.
11. Premiarmo-nos a cada auto conquista em relação a amor próprio, reconhecendo nosso valor, isso melhorará mais e mais nossa autoestima.
12. Praticar respirar conscientemente, para isso faço ashatanga yoga com a mestre Estefânia e medito diariamente. O relaxamento é absolutamente essencial para o processo curativo. É difícil energias curativas fluírem quando estamos tensas, contraídas e aceleradas. Pratiquem amadas.
13. No meu canal no soundcloud tenho muitas meditações (Rebecca partilhar link do canal)
14. Sermos amáveis, gentis e pacientes. Tenho duas séries no youtube que poderão contribuir muito nesses quesitos. O Programa do Jejum das 09 semanas de palavras e pensamentos que nos limitam e Sat Chit Ananda que partilham recursos para aprendermos a nos amar mais e mais. (Rebecca)
15. Entendermos e compreendermos que existem fases nesse processo de melhoria da autoestima. Existirá o momento de preparar a terra, plantar a semente, cultivar, adubar, tirar ervas daninhas dos pensamentos negativos, dar água contando as bençãos, proteger de sol e frios excessivos acolhendo-nos. Paciência requer muita prática, como dizia Shakespeare.
2. Tratarmo-nos com carinho, sem incutirmo-nos medos e inseguranças. Quando percebermos alguma atitude mental de medo, acolher o medo procurando entender e compreender o que o medo quer de bom. "O que estou fazendo ou deixando de fazer que por fazer ou deixar de fazer estou sentindo medo?" Por exemplo, "caso comecemos a sentir alguma dor no seio, e logo pensarmos que fatalmente é um câncer, em vez de já pensarmos no pior, e ficarmos nos remoendo mentalmente, criando o pior cenário, nos tranquilizarmos, marcarmos uma consulta médica e substituirmos os pensamentos negativos por algo que gostemos, pode ser uma música, uma dança, uma meditação, uma visualização positiva, etc. Escolhermos uma imagem positiva que preferirmos e todas as vezes que um pensamento negativo vier à nossa mente, mudarmos essa imagem e quanto mais fizermos isso, criaremos um hábito de em vez de entregarmo-nos a pensamentos negativos e assustadores, nós lembraremos de nos lembrar do que tanto bem nos faz e nos ajuda a tomarmos as melhores decisões e a fazermos as melhores escolhas. Primeiro construímos um hábito, depois ele nos constrói. A cada pressão da vida, sairmos melhores. Isso ajudará a melhorar nossa autoestima e a nos amarmos mais e mais.
3. Cuidarmos do nosso corpo. Ele é a casa onde moramos. Descobrirmos o que gostamos de fazer para que nosso corpo seja o mais saudável e flexível possível, para que seja uma casa onde tenhamos prazer de morar. Nada de fazermos exercícios que causem sofrimentos, porque se o fizermos iremos sofrer e baixaremos nosso amor próprio. Fazer exercícios que gostamos. Bebermos muita água, consumirmos alimentos saudáveis. Esses cuidados são atos de amor por nós mesmas.
4. Praticarmos visualização positiva também é muito importante, procurando ver, ouvir e sentir uma imagem mental do que desejamos como se aquilo já existisse.
5. Em frente ao espelho, repetirmos todas as manhãs -
1. Eu me amo mais hoje do que amei ontem.
2. Eu me amo muito.
3. Eu mereço ser amada cada vez mais.
4. Eu me amo e respeito profundamente.
5. Eu sou boa e amorosa.
6. Eu me amo e me aceito do jeito que sou.
7. Como eu gosto de mim.
8. Sou maravilhosa apenas por existir, etc.
Percebam que isso é muito diferente de dizer, "nossa como sou feia"- "eu sou azarada"- "nada para mim dá certo". Provavelmente quando dizemos coisas negativas sobre nós mesmas, vamos nos relacionar com os outros com desconfiança e agressividade e receber de volta atitudes hostis. Porém quando fazemos afirmações positivas abrimos espaço para que as energias do universo FLUAM POR MEIO DE NÓS.
9. Agradecermo-nos em frente ao espelho com alegria pelas conquistas, elogiando-nos.
10. Dizermo-nos que nos perdoamos.
Fazer afirmações positivas é uma das melhores formas de tratar-se com AMOR porque essas afirmações tem o poder de nos levantar em de nos derrubar.
Sei disso porque várias vezes eu adoeci por causa de meus próprios pensamentos. Pensar bem a nosso respeito é um ato de amor para conosco que elevará nossa autoestima e amor próprio.
É natural pensarmos que tudo isso é simplista demais…
É natural resistirmos a mudanças e transformações pois, apesar da dor, sofrimento e mal estar, já nos acomodamos e preferimos ficar numa situação conhecida mesmo que ela nos causem infelicidade.
Celebrarmos e nos alegrarmos com cada pequena vitória que acontecerá todos os dias, gradativamente, nos levará a mais e mais transbordarmos amor próprio.
No início começaremos a nos amar quem sabe, muito pouco, até conseguirmos nos amar muito.
Mais uma vez vai ser preciso um esforço persistente, dedicação e muita prática para mudarmos nossos pensamentos negativos.
Talvez no início repetir as frases que lhes falei vai parecer ridículo, sem problemas, com o tempo à medida que formos repetindo as frases, desenvolveremos esse hábito e o hábito começará a nos fazer e constataremos felizes as mudanças que ocorrerão..
Por favor amadas, elogiem-se sinceramente a cada nova conquista e vitória, isso auxiliará a levantar a autoestima.
E caso amadas, percebam que está muito desafiador lidar com tudo isso, peçam ajuda, amar também é buscar apoio e auxílio.
Temos nossa grande família Entre Elas tão amorosa e tão disposta a ser uma rede de apoio.
Jamais desistam de vocês.
Lembrem-se de se lembrar que estamos fazendo o melhor que podemos com as informações que temos.
Aos poucos e gradativamente nos amaremos cada vez mais.
Procuremos rir e nos divertir , isso nos ajudará na nossa transformação e fará de nós, pessoas mais leves e agradáveis, tanto para nós quanto para os outros e percebam, teremos então alcançado nosso propósito de servir de forma amorosa!
Quando nos amamos atrairemos coisas boas e muito amor!
Lembrarmo-nos de nos lembrar que SÓ AMANDO A NÓS MEAS CONSEGUIREMOS RECEBER AMOR DOS OUTROS.
Quando nos amamos emanamos uma energia diferente e as pessoas perceberão isso e retribuirão.
Transbordemos momentos de intrnsa felicidade, alegria e gratidão conosco.
Vamos usufruir dos pequenos milagres que a vida oferece, deixando coisas boas fluirem por meio de nossas palavras, pensamentos, sentimentos, emoções, olhares, gestos e comportamentos.
Vamos deixar ir tdo que impede que manifestemos o nosso melhor.
Cada uma de nós tem direito ao amor.
Existe tanto amor em nosso interior que seríamos capazes de curar o mundo se o transbordassemos!
Temos direito ao amor e a felicidade.
Sintam-se abraçadas com amor, carinho e gratidão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário