Resiliência é receber a pressão, ser retorcido por ela, resistir a pressão, supera la, integra la e em vez de voltar ao seu normal, sair melhor da adversidade.
O ideal é sairmos melhores dos desafios, aprender com a dor e o sofrimento, do contrário teremos passado por eles em vão.
Ficar/resistir na adversidade o tempo necessário para aprender. Daí supera la, integra la e transformar se para melhor.
Dependendo da adversidade, as vezes esse processo pode durar anos, até que aprendamos com a situação, a superemos e integramos o aprendizado, saindo melhores do que estávamos antes. Do contrário a adversidade se repetirá ate aprendermos com ela e sairmos maiores e melhores. Quantas vezes por exemplo ouvimos pessoas dizerem: “Aquele rapaz/moça você passando por dor e sofrimento e não aprende”...
Ou também ficamos/resistimos na adversidade porém permanecemos no círculo vicioso, apenas resistindo...
Chega um momento que poderá ser importante perguntar “a que estou sendo convidado ao passar por essa adversidade? O que preciso aprender para ela deixar de ter função em minha vida?” Ao perguntarmos positivamente em vez de dizer “Por que isso acontece comigo” dizer “para que isso acontece comigo”? “O que estou fazendo que por fazer isso acontece”? Ou “O que estou deixando de fazer que por deixar de fazer isso acontece?”
Ao fazermos essas perguntas perspicazes , já estaremos acolhendo o que nos acontece e aprendendo algo.
Normalmente temos crença de melhoria contínua, assim é claro que essa adversidade está vindo para melhorarmos. Então a questão é descobrir no que?
-paciência, desapego, desprender se do ego, valorizar se...
Vai nos ajudar definirmos que pessoa nos tornaremos, pois minhas necessidades atraem as adversidades.
É plenitude que queremos? Então pode ser interessante conhecermos o que é um ser humano pleno. É iluminação? Então precisamos conhecer o que é iluminar se. O que queremos construir? O que queremos e desejamos?
Tendo consciência do que queremos nós saberemos o que nos impede de alcançar o que queremos, O que nos trava, e O que nos limita.
É importante conhecemos isso pois será exatamente sobre isso que atrairemos as adversidades.
A vida é coerente, ela tem uma ordem maior, assim o que deveria nos mover seria o conhece te, para então termos consciência do que atrairemos... pois atrairemos o que necessitamos trabalhar...
Quais são nossos pontos vulneráveis?
E com esta pergunta passamos para segunda fase que é a meditação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário