Ser mulher, profissional
“Um caminho, uma conquista”!
O papel da mulher mudou consideravelmente ao longo dos anos.
Muitas mulheres abriram e abrem caminhos para que possamos viver esse momento.
Antes das grandes guerras e algum tempo depois, as mulheres eram vistas como donas de casa e mães, sendo sua função cuidar do marido, dos filhos e da casa.
Uma mulher que quisesse trabalhar fora nem era considerada uma mulher decente aos olhos da época e imaginem com que determinação precisava se dedicar àquilo que acreditava, queria, podia e merecia alcançar!
Esta uma das razões que as mulheres geralmente nem tinham cargos de responsabilidade fora de casa e nem suas aspirações eram consideradas sérias.
Além dos preconceitos ainda existiam Empresas que partiam do princípio que elas se casariam, teriam filhos e sairiam da mesma... Algumas Empresas inclusive, até recusavam as mulheres porque as consideravam muito instáveis.
Felizmente os tempos e determinadas culturas tão arraigadas estão mudando e mais perspectivas estão surgindo, à medida que a mulher vai se expandindo e podendo fazer escolhas mais adequadas aos seus desejos mais profundos.
As mulheres vão percebendo mais e mais que podem sim despertar para um nível mais elevado de informação e que o futuro sim, está e pode estar em suas mãos.
Claro que tudo isso traz junto uma consciência maior de se empenhar mais e mais na construção de seus futuros ao fazerem suas escolhas mais alinhadas com o que querem desejam e merecem para suas vidas.
O empenho contra a discriminação sexual consolida cada vez mais a posição das mulheres no mercado de trabalho.
As estudantes são encorajadas a pensar em suas futuras carreiras com base no que gostariam de fazer quando forem desenvolver alguma atividade profissional.
As mães preparam suas filhas de modo a se sentirem independentes e guerreiras. Realizando por vezes sonhos que elas próprias nem puderam realizar.
Casar e constituir família, hoje são realidades que acontecem de várias maneiras.
Muitas mulheres fazem carreira profissional primeiro e depois, casam e têm filhos.
Existem mulheres que após terem os filhos estão desejosas de terem um papel ativo fora de casa, pois já se dedicaram integralmente à família e aos filhos.
Outras nem pensam em trabalhar fora e sim em empreender uma família em tempo integral.
Existem também mulheres que são mães solteiras.
Também têm muitas mulheres que além de trabalharem integralmente fora, governam o lar, cuidam dos filhos, do relacionamento com o marido e demais familiares.
Mulheres que assumem cuidarem e educarem crianças filhas de outras mães.
Mulheres que se dedicam aos Pets como filhos peludos.
Enfim a realidade está mudando e com ela precisamos nos transformar também para melhorar os resultados em nossa saúde física, nos nossos relacionamentos, nos nossos resultados econômicos e financeiros e em nossa reconexão com nosso poder pessoal interno.
Lembrando que sim, podemos alçar níveis mais elevados de ser, fazer e de ter resultados extraordinários e para fazermos isso conscientemente, precisamos buscar nos municiar de informações que nos proporcionem mais lucidez em nossas escolhas.
Enfim, a história da mulher tem mudado em algumas culturas e em outras ainda têm um caminho grande a percorrer…
Porém em nossa essência precisamos nos lembrar de lembrar de que SER MULHER é ser como você é, que mesmo enfrentando o corre-corre com os papéis assumidos diariamente, seja mãe, profissional, amiga, namorada, esposa, filha, avó.. procurar sempre externar a nossa essência e saber mais sobre como exercer melhor nossa posição na sociedade atual e nos vermos, ouvirmos e sentirmos em toda nossa plenitude!
Um comentário:
Um texto que representa a realidade, valoriza e empodera as mulheres. Somos assim, desbravadores. Parabéns Norma.
Postar um comentário