As pessoas de um modo geral necessitam monitorar sua saúde mental e emocional para manterem se saudáveis.
Como isso é possível?
Existe uma técnica da PNL muito eficaz que permite que a pessoa se mantenha distante da situação e possa analisar da melhor forma o que está acontecendo.
Ela se chama dissociação.
A dissociação é quando, nós a consciência pura, nos colocamos de “fora” da situação, como um observador atento, procurando manter nos no controle de nossos pensamentos e de nossas emoções.
Isso auxiliará a termos uma visão mais ampla do contexto e da situação.
Sim, há situações em que é importante vivenciarmos intensamente, mesmo que seja uma lembrança, para sentir, ver e ouvir o que se passou conosco naquele momento. Isso, a PNL usa o conceito de associação, quando estamos “dentro”, envolvidos emocionalmente com aquela determinada situação.
Por experiência pessoal, no meu belo sangue italiano, é mais simples para mim associar me intensamente a uma situação.
O desafio para mim é dissociar me, ver me, ouvir me e sentir me fora de um contexto ou situação.
Portanto todas as vezes que irei ligar com uma situação que posso correr risco de me alterar eu faço uma ancora, algo que me ajude a lembrar de lembrar que necessito vigiar e orar.
Um elástico no pulso é um bom lembrete, uma boa ancora.
Dissociar é ser um espectador em vez de um ator. É ir para a platéia e assistir a situação procurando fazer rapport de olhar, de cabeça com o interlocutor.
É como se "fôssemos outra pessoa" observando tudo.
Daí a tendência é que nós como consciência pura, consigamos gerenciar o mental e o sentimental e as emoções estarão sob controle.
E a consequência é que conseguiremos lidar melhor com a situação por meio da palavra, gestos, olhares e ações.
* Nossas palavras serão melhores escolhidas.
* As emoções, gestos e rubor na face serão monitoradas.
* Tendemos a falar de forma mais analítica como se estivéssemos contando uma história para alguém.
* Será como se afirmassemos para nós que podemos manifestar nosso melhor quando quisQuiser moído nos trará mais saúde física, mental e emocional e te dermos a deixar de ser reféns das emoções e dos outros!
* Vamos a um exercício?
Como humanos sabemos que existem aqueles momentos em que somos reagimos de forma explosiva externa do comportamentos negativos.
* Isso é normal e faz parte da vida.
* O anormal é estar dissociado o tempo inteiro.
* Por exemplo algo que quando percebemos já ficamos bravos é quando somos fechados no trânsito...
* Todos já passamos por isso e sabemos que isto é normal.
*
* Apesar de ser algo normal, este tipo de coisa deve ser gerenciada pois do contrato viramos reféns das emoções e das pessoas mais próximas.
Como fazer a técnica da dissociação?
Identifique qual emoção você não quer mais experimentar. (ex: medo de altura, intolerância em relação à uma pessoa, raiva explosiva etc).
Visualize você na situação do começo ao fim, vendo o lugar onde essa emoção acontece, como um observador. Veja-se apenas como uma terceira pessoa vendo o que está acontecendo.
Ok. Agora rode o mesmo “filminho mental” de trás para frente e então adiante-o e logo em seguida, rode-o de trás para frente novamente.
E agora, desta vez quero que você rode este mesmo “filminho mental” de trás para frente porém adicione uma música engraçada/divertida ao filminho. Faça a situação mudar só por causa da música que está tocando de fundo. E repita esse passo de 3 a 5 vezes.
Ok. Agora é hora de testar.
Tente visualizar esse evento na sua mente como se ele estivesse acontecendo com você agora. Pense no mesmo evento e perceba o.
Perceba a experiência.
Percebeu?
Como ficaram as emoções?
Caso a emoção ainda esteja forte, faça várias vezes colocando uma música.
Encontre algo que possa ser a sua ancora para você lembrar de lembrar que poderá gerenciar a situação.
Um comentário:
Esta técnica de dissociação é maravilhosa. Com ela podemos enxergar melhor a situação do que quando estamos associados com a emoção.
Postar um comentário