quarta-feira, 14 de novembro de 2018

MANIPULAÇÃO

Manipulação é diferente de persuasão.
Manipulação é uma relação onde para um ganhar o outro tem que perder.
Persuasão é uma relação onde todos ganham.
Existem, manipulação direta e manipulação indireta.
Resultado de imagem para IMAGENS DE MANIPULAÇÃO
                A manipulação direta você de algum jeito a perceberá em um de seus canais de percepção. Você, ou a verá por meio de agressões físicas, ou a ouvirá pelas palavras agressivas proferidas de formas ofensivas, de menosprezos e de ameaças, ou sentirá acontecendo pelo medo, inferiorização e submissão que despertarão. E virá de forma a devolver ao outro a culpa pelo ocorrido.
Manipulação indireta é sutil e frequente. Aqui também acontece da pessoa que é manipulada ser considerada culpada, ou seja, quando o manipulador atribui ao outro a culpa do que acontece ele naturalmente está colocando essa pessoa num segundo plano, desconsiderando, excluindo, deixando de dar espaço para ouvir e considerar as opiniões, ideias, desejos e anseios manifestados e com esse tipo de comportamento o manipulador questiona a capacidade e habilidade da pessoa manipulada, levando essa pessoa a sentir-se insegura com relação a sua própria condição de opinar ou fazer algo de bom ou positivo. Causando uma espécie de chantagem emocional de maneira doce, muitas vezes delicada, num enorme controle emocional, elogia, fala algo agradável e depois gera o desconforto, mais ou menos assim: “Olha minha intenção é lhe ajudar, pois eu amo e admiro muito você, então você é que me obriga a falar que tudo isso está acontecendo por causa de sua incapacidade para lidar com o que lhe acontece” – “Tudo isso está acontecendo pela dificuldade sua de reconhecer suas fragilidades, admitir que esteja errando e controlar seu gênio parecido com seu pai. Daí eu sou obrigado a fazer esse papel.” – “Você nem estudou ou conhece nada sobre isso, nem tem condições de opinar. Será melhor par nós fazer as coisas do meu jeito.”.
Uma espécie de apelação emocional fazendo críticas excessivas, rebaixamento e até humilhação para conseguir o engrandecimento buscado e diminuir o outro. Sutilmente coloca-se em primeiro plano e a pessoa manipulada em segundo plano.
Agindo muitas vezes de forma a dizer: “Olha só o que você me fez fazer”. “Faço tudo por você.” Transferindo ao manipulado toda a responsabilidade e ficando sem ter que enfrentar as consequências disso.
Algo a se refletir em profundidade, qual é o nosso perfil? Nós nos identificamos em qual lado? Nós nos conhecemos?
De alguma forma já ouvimos falar do “Conhece-te a ti mesmo” [1] A frase completa é “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás os Deuses e o Universo”.
Demonstrando a importância de nos conhecermos em profundidade antes que outras pessoas conheçam nossas fragilidades e as explorem de forma manipuladora.
Timidez excessiva, submissão, inseguranças, necessidade de apoio ou aprovação alheia, amedrontamento frente a confrontos nos levam a evitar exageradamente conflitos e possibilitam situações de manipulações, onde o manipulador aproveitará exatamente isso tudo para coloca-lo em segundo plano com a estratégia sutil de aparentemente estar “lhe protegendo”.Resultado de imagem para IMAGENS DE MANIPULAÇÃO
Bom, portanto, o 1º passo para lidar com pessoas manipuladoras é conhecer seu potencial, competências, suas fragilidades, limitações e também resgatar seus princípios e valores de vida. Conhecendo a si mesmo, cria-se uma barreira entre a colocação do próximo sobre você e a sua percepção real sobre você.
O 2º passo, conhecer e analisar cautelosamente os padrões de comportamento do manipulador. Para isso é necessário colocar-se como observador mantendo-se dissociado da situação, pois por quanto tempo que permitiu tudo isso por exatamente admirar a inteligência da pessoa? Importante ter calma e equilíbrio para perceber a sabedoria ancestral que há em você. E então posicionar-se de forma a transbordar essa sabedoria na hora de se manifestar sobre quaisquer assuntos, demonstrando domínio, precisão e coerência em seus argumentos, sem que seja preciso atacar o manipulador para validar suas opiniões.
3º passo, analisar a relação que existe entre o manipulador e o manipulado, para perceber as armadilhas psicológicas instauradas. É claro que é importante levarmos em consideração feedbacks feitos de maneira construtiva, porém quando feitos de forma destrutivos, podem enfraquecer nossas estruturas.
4º passo, buscar ajuda de profissionais que possam lhe orientar em tudo que você está vivendo e observando.
5º passo, desenvolver a arte de dizer sim para você, dizendo não ao que lhe deixa desconfortável. Dê limites ao outro. A liberdade do outro termina onde começa a sua.
6º passo, desenvolver resiliência para lidar com as situações em vez de fugir de desafios, obstáculos e estresse, aprenda a lidar com eles com sabedoria equilibrada e serena.
7º passo, determinar fronteiras entre quem você é e o que está disposto a oferecer ao outro sem alterar a sua essência.
8º passo, jamais deixar que as pressões externas e internas determinem suas escolhas, atitudes, palavras e ações.
9º passo, desenvolver a arte de longanimidade, que vai além da resiliência e é tida como qualidade de autodomínio, de resistência às oposições, decepções e provocações. É a arte de ser paciente sob pressão. Cultive a longanimidade.
10º passo lembrar-se de se lembrar, ninguém tem o direito de lhe intimidar e sempre existem pessoas dispostas a somarem com você.
Cuide-se e no que depender de mim, conte comigo. Abraços e felicidades,
Com afeto, Norma De Marchi Assunção
Inspiração pautada na seguinte Bibliografia:
O livro das emoções, Bel César, Editora Gaia – Desvendar pessoas, Mel Silberman, Editora Campus – Inteligência emocional, Daniel Goleman, Editora Objetiva  e artigo no site https://www.minhavida.com.br




[1] “Conhece-te a ti mesmo” é um aforismo grego que revela a importância do autoconhecimento, sendo uma frase bastante conhecida no ramo Filosofia.
Não há certeza absoluta em relação a quem foi autor desta máxima, mas há vários autores que atribuem a autoria da frase ao sábio grego Tales de Mileto. Apesar disso, existem teorias que afirmam que a frase foi dita por Sócrates, Heráclito ou Pitágoras. O aforismo "Conhece-te a ti mesmo" está inscrito na entrada do templo de Delfos, construído em honra a Apolo, o deus grego do sol, da beleza e da harmonia. HTTPS://www.significados.com.br/conhece-te-a-ti-mesmo/ 

Nenhum comentário: