sexta-feira, 18 de março de 2022

Dissociação

 As pessoas de um modo geral necessitam monitorar sua saúde mental e emocional para manterem se saudáveis.

Como isso é possível?
Existe uma técnica da PNL muito eficaz que permite que a pessoa se mantenha distante da situação e possa analisar da melhor forma o que está acontecendo.
Ela se chama dissociação.
A dissociação é quando, nós a consciência pura, nos colocamos de “fora” da situação, como um observador atento, procurando mantermo-nos no controle de nossos pensamentos e de nossas emoções.
Isso auxiliará a termos uma visão mais ampla do contexto e da situação.
Sim, há situações em que é importante vivenciarmos intensamente, mesmo que seja uma lembrança, para sentir, ver e ouvir o que se passou conosco naquele momento. Isso, a PNL usa o conceito de associação, quando estamos “dentro”, envolvidos emocionalmente com aquela determinada situação.
Por experiência pessoal, no meu belo sangue italiano, é mais simples para mim associar me intensamente a uma situação.
O desafio para mim é dissociar me, ver me, ouvir me e sentir me fora de um contexto ou situação.
Portanto todas as vezes que irei ligar com uma situação que posso correr risco de me alterar eu faço uma ancora, algo que me ajude a lembrar de lembrar que necessito vigiar e orar.
Um elástico no pulso é um bom lembrete, uma boa ancora.

Dissociar é ser um espectador em vez de um ator. É ir para a platéia e assistir a situação procurando fazer rapport de olhar, de cabeça com o interlocutor.
É como se "fôssemos outra pessoa" observando tudo.
Daí a tendência é que nós como consciência pura, consigamos gerenciar o mental e o sentimental e as emoções estarão sob controle.

E a consequência é que conseguiremos lidar melhor com a situação por meio da palavra, gestos, olhares e ações.
* Nossas palavras serão melhores escolhidas.
* As emoções, gestos e rubor na face serão monitoradas.
* Tendemos a falar de forma mais analítica como se estivéssemos contando uma história para alguém.
* Será como se afirmassemos para nós que podemos manifestar nosso melhor quando quisermos nos trará mais saúde física, mental e emocional e te dermos a deixar de ser reféns das emoções e dos outros!

* Vamos a um exercício?

Como humanos sabemos que existem aqueles momentos em que somos reagimos de forma explosiva externa do comportamentos negativos.
* Isso é normal e faz parte da vida.
* O anormal é estar dissociado o tempo inteiro.
* Por exemplo algo que quando percebemos já ficamos bravos é quando somos fechados no trânsito...
* Todos já passamos por isso e sabemos que isto é normal.


16:13

Nenhum comentário: