terça-feira, 12 de novembro de 2013

Será que a vida é um espelho?

Aprendi algo que há alguns anos atrás nem me parecia possível...
Antes eu acreditava "que as pessoas ficavam amigáveis quando eu estava amigável... Que as pessoas ficavam tristes quando eu também estava triste"...
Da mesma forma com relação a alegria, o sorriso, a felicidade...
De um tempo para cá estou vivenciando uma "quebra desse paradigma"...
Posso manifestar sincera e amorosamente minha amistosidade, alegria, sorriso, amorosidade para com o outro...
e por mais que eu me esforce torcendo
para o outro retribuir... o retorno é bem diferente...
Ainda expressando pelo olhar e por palavras ..."nem sei como você fica assim quando eu estou me sentindo do jeito que estou"... Demonstrando querer que eu espelhasse a sua atitude... 
e também isso acontecendo de
outras pessoas amigas também para comigo...
"Como você pode estar assim sem se afetar"?
No início isso mexeu bastante comigo, claro que eu desejo
que todos estejam bem!
Entretanto, como eu sempre ouvi, vi e senti que, 
"a vida é como um espelho,
você sorri para as pessoas elas sorriem para você"...
eu imaginei, fantasiei que poderia manifestar
 o meu melhor para facilitar
com que o outro também manifestasse
o seu melhor...

Daí pensei: Que está havendo? Qual o aprendizado? 
Como lidar com essa situação sem me afetar?
Revi e estou revendo internamente minhas palavras, pensamentos, sentimentos, emoções e comportamentos...
Experimentei checar com outras pessoas... 
Sorria e elas sorriam de volta para mim... Demonstrava alegria e elas retribuíam com alegria...
 Então fui me dando conta de que 
poderia ser bom ao invés de afirmar 
que "a vida é um espelho"... 
começar a falar, pensar, sentir, me emocionar e me comportar
 com: "as vezes a vida pode ser um espelho"...
 Isso aumentou o meu entusiasmo de compartilhar 
o meu amor, minha alegria, meu sorriso, gratidão... 
pois me dei conta de que, independente de
 como as pessoas lhe retribuem o que você compartilha, 
o importante é você estar sempre fazendo 
a sua parte com consciência ecológica,
 sem esperar que o outro lhe retribua da mesma forma...
Para mim ficou mais leve...
Tenho manifestado gratidão, amor, alegria, felicidade...
sem esperar receber do outro algo em troca...
Sem esperar que a vida seja meu espelho
e nem que eu seja o espelho do outro...

Nenhum comentário: