quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

JEJUM DE 09 SEMANAS

VIVER A PLENITUDE DO SER
Programa de desapego, sem remorso, do que nos prende e nos limita de usufruirmos da PLENITUDE DO SER!
Jejum de 09 semanas simbolizando um renascer com um novo olhar, novo ouvir e novo sentir.
Vamos refletir um pouco sobre jejum. Jejum é visto como a abstinência parcial ou total de alimentos por um tempo determinado, com propósitos diversos e também como uma decisão para deixar ir o que nos limita de sermos quem somos de verdade.
Em várias escrituras, sutras e livros sagrados, encontramos que o jejum está no mesmo nível da oração e: (a) intensifica a conexão com o Divino, interna e externamente (b) auxilia a alcançar níveis elevados de consciência (c) nos fortalece de dentro para fora.
Para um jejum ser eficaz e eficiente pode ser importante termos consciência do POR QUE E  PARA QUE iremos jejuar.
Jejum de palavras, atitudes mentais, sentimentos, emoções e comportamentos que acabam nos preenchendo e promovendo desentendimentos, conflitos, distúrbios, brigas, doenças, separações, mal estar, nos fazendo vibrar em baixos níveis de consciência e o que é pior, nos impedindo de perceber a PLENITUDE DO SER QUE É E HÁ EM NÓS!
Quando eliminamos de nossa vida o que nos limita, ficamos desimpedidos das coisas “negativas” internas e abrimos espaço à TOTALIDADE DO SER!
Haverá um desejo, uma fome de preencher o “suposto vazio”... E então poderemos “preenche-lo”, de bênçãos, de níveis elevados de consciência, enfim, poderemos usufruir a plenitude do Ser!
Nas 09 semanas de jejum, vamos expandir alegria e felicidade por estarmos nos trabalhando e, lembrarmo-nos, “as pessoas não saberão, mas elas saberão”.... Será algo de nós e para nós!
Com certeza as recompensas virão e nós nos fortaleceremos mais e mais!
Vamos deixar ir o que é supérfluo, ele ocupa um espaço nobre em nós!
Esvaziarmo-nos, para nos "preenchermos conscientemente" do Divino... para "ser PLENO DO SER"!
Sejamos conscientemente cheios do que existe de mais elevado!
METODOLOGIA: Deixarmos ir, nos desapegarmos do que nos limita.
1ª Semana: Jejum de julgar condenando - Julgar é importante para fazermos juízo de valor. Com base em nossos valores e com aquilo que é ético, legal, moral e ecológico vamos tomar decisões e ao fazermos isso, estaremos fazendo um julgamento. A questão é, após julgar, jamais condenar... Esse nem é nosso papel. Essa, portanto será a semana de desapegarmo-nos do julgamento seguido da condenação!
2ª Semana: Jejum de ansiedade - Ansiedade é excesso de futuro. Vamos escolher darmos o nosso melhor no agora, no hoje, planejarmos, organizarmo-nos em relação ao futuro, buscarmos as informações importantes no processo, nos associarmos a pessoas que assim como nós também tem objetivos claros e definidos, fazermos o que for necessário de maneira ética, legal e moral e ao colocarmos nossa cabeça no travesseiro, nós ficaremos na paz e serenidade Divinas. Esta será a semana de observarmos o nosso processo mental e nos darmos conta daqueles momentos em que a ansiedade estiver chegando e tomando conta... Percebermos isso acontecendo, daí respirarmos profunda e suavemente e, analisarmos o que mais será necessário fazer para serenar o mental!
3ª Semana: Jejum de maledicências - Temos uma tendência de julgar e condenar as pessoas por seus comportamentos e nós, de nos avaliamos por nossas intenções... A gente diz: Você viu o que "fulano" fez? E quando alguém faz o mesmo conosco a gente diz: Mas eu não tive a intenção... Nesta semana, vamos nos lembrar, quando vier a tentação de julgar apenas pelo que a pessoa fez; de levar em consideração que a pessoa pode ter tido uma intenção muito boa... Exercite a compaixão... “essa pessoa assim como nós, também quer ser feliz, do jeito dela”!
4ª Semana: Jejum de críticas - Quem se trabalha também passa por momentos de desafios, tristeza, dor e pode vir a sofrer... Quem se trabalha, em momento nenhum significa que tem que ignorar as ofensas e injúrias... Quem se trabalha também pode chorar, se prostrar... Quem se trabalha também tem seus momentos desafiadores... Quem se trabalha também passa por desafios... Nesta semana, vamos jejuar das críticas, sermos compassivos e ficarmos na dor o tempo suficiente para aprender com ela!
5ª Semana: Jejum da preguiça - Jejuar da moleza, desânimo... Quantas vezes deixamos de ter tempo para cuidar de nosso corpo e optamos por fazer outras coisas em vez de colocar nosso corpo para se exercitar... Esta semana vamos colocar em pratica a promoção de mais saúde física!
6ª Semana: Jejum de reclamações – Tudo o que colocamos a nossa atenção focada, tende a crescer... “Boi engorda com o olho do dono”... Uma semana para nos habituarmos a deixar de lado, o grito, a queixa, o berro...
7ª Semana: Jejum de autodesvalorizações – Todos nós passamos por momentos de desafios... Desafios acontecem na casa do rico, na casa do pobre, em todo lugar e isso em nada altera ou afeta a nossa essência verdadeira... Somos maiores que nossas palavras, pensamentos, sentimentos, emoções, corpo físico... Deixemos de nos confundir com tudo isso... Semana de deixarmos de nos desvalorizar... Semana de sermos nossos terapeutas e deixarmos de nos desmerecer... Vamos ser compassivos conosco!
8ª Semana: Jejum da procrastinação - Jejuar da atitude de deixar para depois, de protelar uma ação! Sabe aquelas vezes que optamos por ficar em zonas de conforto em vez de nos dedicarmos a algo? Escolhemos pelo ganho momentâneo... Deixamos para depois a leitura de um livro, porque é mais fácil entrar na internet... Nessa semana, deixemos de procrastinar e comecemos a fazer algo que estamos deixando para depois faz tempo!
9ª Semana: Jejum de querer enquadrar o outro no seu modelo de mundo - Semana para jejuarmos nos desapegando da necessidade de que o outro se mova (fale e faça) de acordo com nossas intenções, expectativas e perspectivas!


Juntos nos descontaminando  das negatividades...
E a cada negatividade, colocarmos no lugar, palavras, pensamentos, sentimentos, emoções e comportamentos de níveis elevados de consciência! 
Após as 09 semanas, poderemos recomeçar, caso tenhamos interesse e ou necessidade, até percebermos por meio da auto-observação e das avaliações que forem feitas nas inter-relações, que estamos caminhando para “ser a mudança que queremos ver, ouvir e sentir no outro” ...
Deixarmos um rastro inspirador nesse planeta!
Sermos exemplos impecáveis de pessoas...

O jejum, de palavras, atitudes mentais, sentimentos e emoções, pode ser feito por pessoas interessadas e comprometidas em expandir o seu melhor.
Esse é meu presente de Feliz Natal e Maravilhoso Ano Novo!
Sucesso, expanda momentos de profunda felicidade e no que depender de mim, conte comigo!

5 comentários:

Ambrosina Ribeiro disse...

Perfeita esta proposta!! Com certeza estarei fazendo tendi por objetivo melhorar meus pensamentos e atitudes. Grata por tanta generosidade Norma!!!(

Ambrosina Ribeiro disse...

Perfeita esta proposta!! Com certeza estarei fazendo tendi por objetivo melhorar meus pensamentos e atitudes. Grata por tanta generosidade Norma!!!(

Lilian Deisy disse...

Espetacular a proposta do jejum de 9 semanas!! Os efeitos são imediatos. As mudanças na gente são visíveis e, ao final das 9 semanas, a gente reinicia porque sempre queremos melhorar !!!
Gratidão, Norma!!!!

Norma Margareth De Marchi Assunção disse...

Eu que lhe agradeço amada!

Norma Margareth De Marchi Assunção disse...

Que lindo Lilian, gratidão!