PRINCÍPIOS DA PNL – FORMAÇÃO PRACTITIONER.
Os princípios ou pressuposições da PNL são
considerados fundamentais à medida que proporcionam uma expansão da atitude, possibilitando
assim uma transformação/mudança eficaz de maneira ética, legal, ecológica e
moral na forma de falar, pensar, sentir, emocionar-se e agir.
Mapa
é percepção e território é realidade. - Mapa é a
representação mental da realidade exterior que cada um gera de acordo com
as crenças proporcionadas por
sua história mental.
Inexistem
erros e sim apenas resultados.
As
pessoas fazem a melhor escolha a partir das opções disponíveis sobre o ponto de
vista em questão.
Todo
comportamento tem uma intenção positiva.
Todo
comportamento é útil em algum contexto.
Todos
nós temos os recursos que necessitamos ou podemos criá-los.
Todo
comportamento é comunicação.
A
informação de melhor qualidade é comportamental.
O
significado da comunicação é a resposta que ela provoca, independente da
intenção do comunicador.
É
melhor ter escolhas do que ser obrigado a aceitar uma única alternativa.
Flexibilidade
comportamental é mais útil do que escolhas comportamentais limitadas.
Se
alguém pode aprender algo, é possível para qualquer pessoa aprender.
Todo
comportamento é uma expressão dos processos neurológicos internos e, portanto,
carrega informações sobre estes processos.
Todo
comportamento é comunicação e o envolvido sempre responde.
Todo
comportamento é ou foi adaptado de acordo com o contexto que foi aprendido.
O
valor de um indivíduo é constante, enquanto seu comportamento pode mudar. É
útil separar os comportamentos do “Eu”. Separar a intenção positiva que gera o
comportamento, do comportamento em si.
A
resistência é o resultado da inflexibilidade do comunicador.
Há
uma profunda interação “Neurolinguística” entre linguagem e nosso modelo
neurológico de mundo.
O
corpo, a mente, os sentimentos, as emoções e a energia são parte de um mesmo
sistema. O ser humano é um grande sistema integrado.
Nenhuma
resposta, experiência ou comportamento é significativo fora do contexto no qual
acontece, e fora do contexto da resposta que evoca.
Qualquer
comportamento, experiência ou resposta pode servir como recurso ou limitação
dependendo do significado dado a experiência.
As
pessoas fazem as melhores escolhas dadas as possibilidades e capacidades que
são percebidas como disponíveis a partir de seu próprio modelo de mundo.
Qualquer
comportamento por mais louco, diabólico ou bizarro que pareça, é a melhor
escolha disponível para a pessoa em dado momento, de acordo com seu modelo de
mundo - se fosse dada uma escolha mais apropriada (dentro do contexto de seu
próprio modelo de mundo) ela automaticamente a escolheria.
Se
você continuar fazendo o que sempre fez dentro do mesmo contexto, vai continuar
obtendo o que sempre obteve. Se o que você está fazendo leva ao resultado
indesejado, varie seu comportamento até que consiga a resposta desejada.
Sempre
tem um jeito de deixar as coisas melhores do que estão.
É
possível, você é capaz e você merece!
De acordo com os
princípios da PNL:
NOS RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS:
·
Na hora de dar uma opinião (feedback) lembre-se de separar
os comportamentos do “Eu”. O comportamento da pessoa é possível de ser
alterado, enquanto seu “Eu” é constante. Em relação às palavras e
comportamentos das outras pessoas, lembre-se de avaliar levando em conta a
intenção por trás do que falam e ou fazem.
- Assuma a responsabilidade de como os outros reagem a você.
- Antes de qualquer tipo de negociação ou de se movimentar na arte de conduzir pessoas, observe atentamente o modelo de mundo escolhido consciente ou inconscientemente pela pessoa e quais as suas formas de perceber o mundo e só comece a maravilhosa arte de relacionar-se após avaliar se o que você deseja é ético, legal, ecológico e moral[1].
- Lembre-se sempre de se lembrar de que persuasão é uma relação onde todos ganham e manipulação é uma relação onde para um ganhar outro tem que perder.
- Receba, acolha e reconheça que em qualquer situação, uma pessoa estará fazendo a melhor escolha com os recursos e informações que ela percebe como disponíveis para ela no momento.
- Importante reconhecer que a "verdade" de cada pessoa é verdade para ela! Mesmo que seja diferente do que para você é a sua verdade!
- E num lugar que só você sabe, reconheça que os olhares, as palavras, pensamentos, sentimentos e emoções das pessoas, passam por filtros internos antes de suas reações às pessoas e ao meio que estão inseridas!
NOS RELACIONAMENTOS INTRAPESSOAIS
·
Saiba que você tem todos os recursos mentais e
emocionais que precisa, mesmo que, no momento, você nem perceba ou reconheça
isso.
- Lembre-se que você terá maior influência em um resultado à medida que flexibilizar suas atitudes[2] e seus comportamentos[3].
- Receba os resultados, sejam eles quais forem como feedbacks.
- Lembre-se que é possível uma solução para cada desafio.
·
Na hora de você avaliar-se se lembre de separar os
comportamentos de sua real essência. Seu comportamento é possível de ser
alterado, enquanto sua essência é constante.
·
Em relação às palavras e comportamentos das outras
pessoas, lembre-se de avaliar levando em conta a intenção por trás do que falam
e ou fazem, pois temos uma tendência a nos avaliar apenas pelas intenções e os
outros apenas pelos comportamentos.
·
Você é quem faz os princípios da PNL acontecerem.
·
E como tudo na vida, ela pode ser empregada para o
bem ou para o mal, vai depender de seu desejo de ser ético, legal, ecológico, moral
e deixar um legado inestimável por gerações!
·
“Viva como se o paraíso
fosse aqui na terra” – Milton Erickson.
[1] Ético:
você pode, você consegue e será que deve fazer?
Legal: ter propósitos e objetivos dentro da lei.
Moral: propósitos e objetivos adequados a usos
costumes de um contexto.
Ecológico: o que você quer é bom para você, bom para o
próximo e bom para o meio ambiente.
[2]
Atitudes – são internas.
[3]
Comportamentos – ações – são externos.
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