sábado, 10 de dezembro de 2011

MULHERES NA SOCIEDADE ATUAL

“Um caminho, uma conquista”!
O papel da mulher mudou consideravelmente ao longo dos anos.
Antes das grandes guerras e algum tempo depois, as mulheres eram vistas como donas de casa e mães, sendo sua função cuidar do marido, dos filhos e da casa.
Uma mulher que quisesse trabalhar fora nem era considerada uma mulher decente aos olhos da época e imaginem com que determinação precisava se dedicar àquilo que acreditava, queria, podia e merecia alcançar!
Esta uma das razões que as mulheres geralmente nem tinham cargos de responsabilidade fora de casa e nem suas aspirações eram consideradas sérias.
Além dos preconceitos ainda existiam Empresas que partiam do princípio que elas se casariam, teriam filhos e sairiam da mesma... Algumas Empresas inclusive, até recusavam as mulheres porque as consideravam muito instáveis.
Felizmente os tempos mudaram e mais perspectivas estão surgindo à medida que a mulher vai se expandindo.
O empenho contra a discriminação sexual consolida cada vez mais a posição das mulheres no mercado de trabalho.
As estudantes são encorajadas a pensar em suas futuras carreiras com base no que gostariam de fazer quando forem desenvolver alguma atividade profissional.
As mães preparam suas filhas de modo a se sentirem independentes e guerreiras. Realizando por vezes sonhos que elas próprias nem puderam realizar.
Casar e constituir família, hoje são realidades que acontecem de várias maneiras.
Muitas mulheres fazem carreira profissional primeiro e depois, casam e têm filhos.
Existem mulheres que após terem os filhos estão desejosas de terem um papel ativo fora de casa, pois já se dedicaram integralmente à família e aos filhos.
Outras nem pensam em trabalhar fora e sim em empreender uma família em tempo integral.
Existem também mulheres que são mães solteiras e de regra geraL passam por sérios desafios, pois precisam lidar com tudo sozinhas.
Também têm muitas mulheres que além de trabalharem integralmente fora, governam o lar, cuidam dos filhos, do relacionamento com o marido e demais familiares.
Existem mulheres que, em termos de orçamento familiar são elas quem mais ganham, e seu trabalho torna-se uma responsabilidade ainda maior. Esta situação pode se tornar um grande desafio quando os filhos ficam doentes ou quando existem outros conflitos no relacionamento do casal.
Em muitos casos os desafios começam a acontecer, a capacidade de enfrentar as coisas com êxito começa a ser questionada, a tensão sobe e os conflitos acabam ocorrendo...
Muitas mulheres conforme a tensão aumenta ou a responsabilidade se torna esmagadora, começam a perder a autoconfiança e ficam desiludidas com sua aparente sensação de falta de capacidade para lidar com os desafios.
Muitas mulheres se sentem frustradas quando tem dificuldade de avançar, ficando nervosas e sem condições de relaxar fisicamente. Outras ficam revoltadas com os tratamentos discriminatórios.
Existem mulheres que desempenham uma carreira que nem gostariam, porém que precisam para auxiliar no orçamento doméstico.
O excesso de preocupação pode levar a exaustão e a incapacidade de dormir adequadamente. É perfeitamente compreensível que algumas mulheres nessas situações fiquem deprimidas e ressentidas até encontrarem uma solução.
Independente de onde estejam e o que estejam fazendo, são verdadeiras jóias que caminham com bravura no dia a dia, procurando compor a tudo e a todos e ainda serem fortes e alegres mesmo que no intimo estejam sofrendo secretamente com preocupações, medo, falta de confiança, desvalorizações, desconsiderações...
Algumas até se recusam a aceitar ajudas, porque consideram um sinal de fraqueza...
Como conciliar tudo isso e viver em equilíbrio?
· Para desempenhar adequadamente seus afazeres domésticos, profissionais, atender na educação dos filhos, cuidar-se mais e dar mais atenção ao marido, seguem dicas:
o É importante você definir as suas prioridades pessoais, profissionais e familiares, anotar tudo que mais importa! O que está no papel é mais fácil de ser lembrado.
o Assim como no trabalho, a sua vida familiar também requer o estabelecimento de metas para:
§ Dedicar um tempo com qualidade e se aproximar mais dos filhos por meio de bate papos e brincadeiras;
§ Almoçar com o marido, os filhos e os parentes;
§ Passear com eles;
§ Ajudar os filhos com as tarefas da Escola;
§ Conversar com filhos adolescentes;
§ Reconhecer as habilidades e qualidades deles por meio de elogios sinceros;
§ Dedicar um tempo maior a você e a outros assuntos que você perceber importante para o fortalecimento de sua realidade familiar.
o Evite ficar mais tempo que o necessário no escritório ou empresa;
o Evite também ao máximo desmarcar férias ou compromissos familiares;
SER MULHER é ser como você é, apenas procurando encontrar uma forma saudável de lidar com o corre-corre dos papéis assumidos diariamente, seja mãe, profissional, namorada, esposa, filha...
Procure sempre externar a sua feminilidade e saber mais sobre como exercer melhor sua posição na sociedade atual, como se vê e como se expõe.
Parabéns por ser exatamente como você: foi, é e será!
Mulher querida e jóia rara, sucesso crescente para você!
Forte abraço.

Nenhum comentário: