sábado, 10 de dezembro de 2011

HIPNOSE ERICKSONIANA

O Conselho Federal de Psicologia reconhece a Hipnose como um eficaz método terapêutico.
Este método vem sendo aplicado em diversos tratamentos, em hospitais do mundo inteiro, como Memorial Slolan-Kettering Center (EUA), no Hospital de Liége (Bélgica), e no Brasil é usado no Hospital das Clínicas em São Paulo e em consultórios odontológicos e outros.
A eficácia da hipnose pode ser aplicada para dissolver desafios emocionais, ajudar a alcançar metas e obter resultados desejados tanto na vida pessoal quanto na profissional.
O melhor, é que pode ser auto-aplicada e facilmente aprendida.
Existem muitos mitos e preconceitos sobre a Hipnose.
Talvez devido à chamada Hipnose de Palco, que filmes e novelas mostram de forma que acabam distorcendo a Hipnose Terapêutica.
Toda hipnose é uma auto-hipnose.
A hipnose é um processo que envolve o hipnotizador (hipnoterapeuta – Psicólogo – Médico) e uma pessoa disposta a ser hipnotizada.
Na auto-hipnose o indivíduo entra no mesmo processo de transe hipnótico sem o auxílio do hipnotizador e sim através de algumas técnicas.
A linguagem hipnótica ou Padrões de Linguagem Hipnótica é o modelo da forma como usamos as palavras para induzir um transe e fazer sugestões ao paciente. Este é um modelo criado por Milton Erickson, que transformou totalmente a hipnose com seu modo de trabalhar.
Como afirmava Milton Erickson, a cura vem de dentro.
Por meio da hipnose, um hipnoterapeuta facilita o processo auxiliando o paciente a acessar os seus recursos internos e com isso promover a sua cura, resolver seus desafios e realizar suas metas.
O uso da auto-hipnose ajuda a controlar a ansiedade e o estresse. Ativa o sistema imunológico, tornando-o menos suscetível a doenças.
Também, ajuda a programar o inconsciente para resolver ou encontrar soluções para vários desafios.
A hipnose pode ser usada para ajuda pessoal e profissional.
É uma ferramenta muito utilizada por médicos, psicólogos e dentistas.

Hipnose e Trauma Psicológico

O tratamento de trauma enxerga e considera a pessoa por completo, reconhecendo sua unidade composta por mente, corpo, sentimentos e espírito.
A capacidade básica de processar informações e controlar emoções é profundamente afetada por uma experiência traumática.
Assim, pessoas traumatizadas necessitam ser tratadas e reorientadas para que recuperem seu poder de viver.
Mudanças neurobiológicas ocorrem durante um trauma, bem como seus efeitos sobre a memória, a auto-imagem e a qualidade de seus relacionamentos interpessoais.
A hipnose auxilia a estabilizar e controlar emoções e a reviver as memórias traumáticas sem reviver o trauma em si.

Exemplos de Traumas

  • A perda de um animal de estimação.
  • Humilhações na infância.
  • Amadurecimento precoce, onde a criança tem de ser "adulta" em seus pensamentos e ações, destoando de sua idade cronológica.
  • Desastres naturais, tais como terremotos, maremotos, enchentes, incêndios, entre outros.
  • Acidentes automobilísticos.
  • Cirurgias.
  • Doenças crônicas.
  • Abuso físico ou sexual.
  • Atos de terrorismo ou seqüestro.
Hipnose auxilia a reconduzir os pacientes de volta ao mundo, a fim de que possam viver uma vida mais completa, harmoniosa e feliz!
(Matéria baseada nos trabalhos de Wilhelm Reich, Milton Erickson, Fritz Pearls, Virgínia Satir, Richard Bandler e John Grinder).

Nenhum comentário: