sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

COMO REAGIR QUANDO O OUTRO ESTÁ AGINDO?

Há alguns anos li um livro que gostei muito - "Eu estou ok e você está ok." Esse livro trata de análise transacional e dá importantes explicações sobre o comportamento das pessoas em diferentes situações.
Resultado de imagem para livro eu estou ok
Vamos refletir em conjunto sobre algumas situações?
Quantas vezes que passamos por situações  que a pessoa faz de tudo para coloca-lo para baixo para que ela se sinta bem!
Para ela estar bem ela precisa deixa-lo mal, quando o ideal seria para ela estar bem você também precisaria estar bem...
Claro que as vezes o outro está vivendo um momento difícil e você faz um enorme esforço para ficar bem e ajudá-lo a levantar-se, pois o estado para baixo do outro, o deixa triste e desconfortável.
Agora como lidar com o outro quando se comporta de forma a puxá-lo para baixo?
Dicas:
  • Agir de maneira calma, leve, harmônica e amorosa pode até ser simples, pois de regra geral ainda estamos no controle da situação, porém como reagir quando é o outro agindo? Como escolher reagir de forma amorosa quando você estiver sendo provocado a reagir de forma agressiva? A dica é, evite reagir imediatamente.  Respire discreta e profundamente e mentalmente conte até 60 mantendo o olhar de quem entende, acolhe e compreende o momento e a forma de agir que pertence ao outro. Caso você ainda continua internamente desconfortável, vá até um banheiro molhe a nuca, respira várias vezes, esteja no seu controle e só depois retorne frente à pessoa, isso lhe ajudará a deixar de ser refém das emoções. Reagir ficando irado, tratando o outro mal, reagindo exatamente da mesma forma que o outro age,  só formata o desejo do outro, que é leva-lo exatamente a reagir assim e ainda o coloca no mesmo nível vibratório do outro.
  • Reaja com base em princípios e valores que você quer, deseja e merece que o outro o trate. Transborde dignidade, amor, paciência, respeito, vibre em frequências elevadas. 
  • Resultado de imagem para FELIZ
  • Lembre-se de se lembrar que o que motiva o outro a agir do jeito que age são os padrões que o alimentam e muitas vezes ele age assim em função de crenças internas de que é vítima da sociedade e que portanto ao você reagir do mesmo jeito que ele, você realimentará para ele a sensação de que "ninguém o trata bem". E tem também a "necessidade infantil" de querer chamar atenção. Outras vezes age assim por se sentir insegura ou ter ciúmes e ao agir desta forma, a pessoa está procurando sentir-se melhor com ela... Lembra-se de quando a criança provoca o irmão para chamar a atenção dos pais? Percebe portanto o quanto é importante fazer uma auto reflexão relativamente aos seus padrões? Você também tem essas necessidades? Esses padrões também são seus? 
  • Muitas vezes o silêncio verbal é a melhor reação. Enquanto em silêncio, reflita mentalmente sobre, "isso pertence ao outro, diz respeito aos padrões do outro, meu Universo interno é diferente, meus padrões internos são outros..." Essa forma de reagir concentra sua energia em você e o fortalece. 
  • Resultado de imagem para FELIZ
  • Depois que passar o mal estar, encontre formas de lidar com o que vem ocorrendo. Programe um local e horário adequados aos dois. Mantenha-se no seu domínio das emoções, monitorando sua respiração calma e suavemente. Agradeça por ter aceito seu convite e vai introduzindo o assunto de forma a externar que quer o melhor para ambos e de forma alguma quer magoá-lo. Pondere que o que vem acontecendo e da forma que vem acontecendo, o deixa muito desconfortável. E caso o outro tenha interesse, seria bom investigar com um profissional o porquê isso está acontecendo, para então poderem relacionarem-se melhor. 
  • Nem sempre a pessoa tem esses comportamentos conscientemente e portanto nem os faz por estar mal intencionado. Pode ser apenas que aprendeu a agir desse jeito por ter sido tratado sim no passado. Portanto trazer à consciência o que vem ocorrendo e da forma que vem ocorrendo, pode ser muito saudável numa relação interpessoal. 
  • Importante, daí, em comum acordo, combinarem como será dali para frente. Pode ser interessante estabelecer limites, onde um diz ao outro o que exatamente os deixam desconfortáveis na relação interpessoal, o que os deixam confortáveis, mesmo que as demais pessoas à volta de vocês nem percebam mal ou desconforto algum no que está acontecendo e nem em como está acontecendo. O sentimento de vocês dois é o que mais importa numa relação a dois. 
  • Além do esclarecimento é importante que os dois se comprometam com a melhoria contínua, dentro de um prazo estabelecido em comum acordo, pois as vezes pode acontecer de a pessoa, desculpar-se, pedir perdão e no entanto continuar agindo do jeito que sempre agiu em função do hábito que adquiriu de provocar o outro. Daí é necessário que ambos façam o que for necessário de maneira ética, legal, ecológica e moral para construir o novo hábito combinado para a construção de um relacionamento harmônico e saudável, onde um está Ok e o outro também. 
  • Resultado de imagem para FELIZ
    • Enquanto isso, vai fazendo também uma autoavaliação. Como estão seus padrões? Por que será que atraiu alguém carente? Você tem algum padrão de necessidade de se mostrar forte ou de que a vida é dura? 
    • Quem sabe, se os dois concordarem, poder ser importante buscar uma ajuda terapêutica para ter com quem contar nas avaliações. 
    • Caso mesmo assim, passe o prazo combinado e o outro continua agindo do jeito que sempre agiu, pode ser prudente rever toda a situação, pois existem pessoas que mesmo comprometendo-se com a melhoria, elas continuam querendo ser o centro das atenções. 
    • Daí é momento de avaliar o quanto você quer o que diz que quer!
    • A vida pode ter tons maravilhosos, com razões de ser muito especial quando estamos dispostos a nos dedicar à realização de todos os nossos merecidos objetivos.

Sucesso em sua trajetória e lembre-se de se lembrar que você merece o melhor dessa vida.
Sinta-se abraçado.

Nenhum comentário: