sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Pedir a opinião ou apenas contar sobre algo

Você já passou pela experiência de uma pessoa vir pedir a sua opinião e após ela lhe contar sobre algo, você todo entusiasmado quer manifestar sua opinião e ela não deixa você falar? 
Claro que num mundo ideal trocar ideias pode ser sensacional quando estamos abertos a isso.
Pois já conhecemos o ditado que diz, "que várias cabeças pensando juntas minimizam erros e maximizam resultados."
Porém existem pessoas que realmente tem dificuldades para acolher um ponto de vista diferente do dela, interpretam que as estamos achando inseguras e sem condições de fazer boas escolhas e imediatamente já interpretam como crítica ou falta de apoio 
E ao contrário, uma troca de ideias adequada é como receber um feedback pontual e poderá enriquecer muito um projeto.
Tenho pensado nisso e tenho experimentado lidar das seguintes formas quando a pessoa me diz que quer trocar ideias:
  • Com jeito eu lhe pergunto, você quer trocar ideia mesmo ou isso já está decidido e você só quer me contar sobre algo buscando aprovação? Isso já minimizará conflitos e mal entendido.
  • Caso confirme que quer trocar ideias, procuro encontrar formas saudáveis de melhorar a interação entre as partes e cito referências de que minhas opiniões são fundamentadas e poderão contribuir para um resultado melhor. 
  • Exercito também contar, pedir a opinião e mostrar disposição em ouvir efetivamente.
  • Daí evito chegar rapidamente a uma conclusão na hora, peço um tempo para analisar as colocações feitas e após as avaliações, procuro encontrar formas éticas, legais, ecológicas e morais de inserir a opinião do outro no projeto.
  • Para concluir demonstro que valorizo o tempo e a opinião do outro e agradeço sinceramente a participação efetiva na melhoria do projeto.

Nenhum comentário: