quinta-feira, 31 de julho de 2025

EXISTE VIDA APÓS A MORTE?

 EXISTEM VÁRIAS DOUTRINAS E INÚMERAS INTERPRETAÇÕES A ESSE RESPEITO.

AQUI HOJE DAREI ENFOQUE CONFORME APRENDI E ME FOI ENSINADO POR MUITOS MESTRES E COM BASE NO LIVRO TIBETANO DOS MORTOS - E A ARTE DE MORRER DO ZEN BUDISMO - FONTE DE LUZ 628  DA SEICHO NO IE.
IMPORTANTE DESTACAR QUE O ENFOQUE QUE DAREI AQUI, DE FORMA ALGUMA SE COLOCA COMO VERDADE ABSOLUTA E NEM INVALIDA OUTROS ENFOQUES E OPINIÕES, CADA UM TEM AS SUAS VERDADES E EU AS RESPEITO E REVERENCIO PROFUNDAMENTE.
EXISTE VIDA APÓS A MORTE?
CLARO QUE É UM ASSUNTO QUE FICARÍAMOS HORAS CONVERSANDO, PORTANTO FAREI ALGUMAS PONDERAÇÕES E REFLEXÕES, SEM ENTRAR EM DETALHES, QUE PODERÃO AUXILIÁ-LOS A TEREM UM OUTRO OLHAR, OUTRO OUVIR E OUTRO SENTIR SOBRE O ASSUNTO, O APROFUNDAMENTO CABERÁ A VOCÊS CASO SEJA ESSE O INTERESSE DE VOCÊS, NA BUSCA DE MAIS INFORMAÇÕES E VÍDEOS A RESPEITO.
TEMOS QUATRO CORPOS AMADOS. FÍSICO - NOSSO CORPO MATERIAL/HUMANO, MENTAL NOSSA PARTE RACIONAL QUE AMA RESULTADOS, SENTIMENTAL - CAPACIDADE COGNITIVA DE PERCEBER ALGO E ESPIRITUAL - AQUI SEM NENHUM VÍNCULO RELIGIOSO/  NOSSO ESTADO INTERNO DE ENCARAR A VIDA, AS SITUAÇÕES, AS COISAS, OS FATOS, AS PESSOAS E QUE NOS PERMITE UMA CONEXÃO, ENTENDIMENTO E COMPREENSÃO MAIORES COM TUDO E TODOS, RECONHECENDO NOSSO PAPEL NO MUNDO, SENDO GRATOS, PERDOANDO, CRIANDO MOMENTOS DE ORAÇÃO E MEDITAÇÃO, BUSCANDO O DIVINO EM NÓS E TUDO E TODOS E OUTRAS ATITUDES QUE NOS LEVAM A FAZERMOS MELHORES ESCOLHAS.  
BEM AMADOS O CONVITE AQUI É PARA PERCEBERMOS MAIS ADEQUADAMENTE O CONTEÚDO QUE SERÁ TRAZIDO E QUE PARTAMOS DO PRINCÍPIO DE QUE SOMOS MAIS QUE NOSSOS CORPOS,  FÍSICO, MENTAL E SENTIMENTAL.
SOMOS ENERGIA, SOMOS CENTELHAS DIVINAS, A IMAGEM E SEMELHANÇA DE ALGO MAIOR.
O CORPO FÍSICO É NOSSA MORADA TERRENA E POR DECORRÊNCIA TEMOS OS CINCO SENTIDOS HUMANOS - AUDITIVO, OLFATIVO, GUSTATIVO, VISUAL E TÁTIL E POR MEIO DELES PERCEBEMOS O MUNDO E TEMOS PENSAMENTOS E SENTIMENTOS, EMOÇÕES E COMPORTAMENTOS.
NOSSO CORPO FÍSICO, OS SENTIDOS E TUDO QUE DECORRE DELES, UM DIA PASSARÃO A INTEGRAR-SE À MÃE NATUREZA, OU EM OUTRAS PALAVRAS, FISICAMENTE MORREREMOS NA FORMA QUE HABITAMOS HOJE. NOSSA VESTIMENTA DEIXARÁ DE EXISTIR…
SERÁ COMO VIRAR UMA ESQUINA DA VIDA E DEIXARMOS DE SER VISTOS…
MORRER… DEIXARMOS DE EXISTIR FISICAMENTE E ATRAVESSARMOS O RIO DE NASCIMENTO E MORTE, CHEGANDO À OUTRA MARGEM, PLENOS DE PAZ, AMOR E COMPAIXÃO…
AQUI NO OCIDENTE, FALAR SOBRE A MORTE, AINDA É CONSIDERADO UM TABU, POIS EXISTEM PADRÕES ARRAIGADOS DE QUE SOMOS ESSE CORPO FÍSICO E PORTANTO, QUANDO A MATÉRIA MORRE, CRE-SE QUE ESTAMOS MORRENDO TAMBÉM…
E ASSIM AMADOS, VAI SURGINDO UM VAZIO EXISTENCIAL DIFÍCIL DE SER LIDADO…
POIS INDIVIDUALMENTE, ACABA SENDO DESAFIADOR FALAR SOBRE A POSSIBILIDADE DE NOSSA MORTE TAMBÉM… PARECE QUE ESTAMOS ATRAINDO UM MAU AGOURO… POR VEZES OUVIMOS, CREDO! DEIXA ISSO PARA LÁ!
ASSIM, É NATURAL QUE DEIXAR DE FALAR DA MORTE, É UMA FORMA DE NOS PROTEGER…
E HOJE, PORTANTO A REFLEXÃO QUE TRAGO É, SIM SOMOS MAIS QUE NOSSO CORPO FÍSICO E A VIDA CONTINUA..
FALEMOS A RESPEITO DISSO...
QUANDO COMECEI A ME APROFUNDAR NESSE ASSUNTO, FOI ME GERANDO UMA PAZ INDISCRITÍVEL…
POR MAIS DE 05 VEZES FUI A INDIA, BERÇO DE MUITAS TRADIÇÕES RELIGIOSAS,  E CONVIVI COM FORMAS DE PENSAR DIFERENTES DAS QUE EU TINHA EM RELAÇÃO A NASCER, VIVER E MORRER…
NO ORIENTE SE CONVERSA LIVREMENTE SOBRE A MORTE. INCLUSIVE COM CRIANÇAS E TODOS ENCARAM O FATO COMO ALGO NATURAL DA VIDA HUMANA, SEM CRIAR NENHUM TRAUMA…
É CERTO QUE UM DIA, DEIXAREMOS DE NECESSITAR DE NOSSO CORPO CARNAL.
AQUI CONVIDO-LHES A REFLETIR SOBRE ALÇARMOS VÔO DE RETORNO À NOSSA MORADA DIVINA, EM UMA OUTRA FREQUÊNCIA. COMO A LAGARTA DEIXA O CASULO E ALÇA VÔO COMO BORBOLETA…
TUDO ESTANDO EM INCESSANTE TRANSFORMAÇÃO E NÓS TAMBÉM FAZEMOS PARTE DE TUDO ISSO.
SOMOS ESSA TRANSFORMAÇÃO.
A TODO INSTANTE NASCEM E MORREM CÉLULAS EM NOSSO CORPO FÍSICO.
VIDA E MORTE SÃO PARTES DE UM PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO INCRÍVEL E BELÍSSIMO!
EM CADA INSTANTE VIDA E MORTE SE MANIFESTAM…
VIDA É UM PERÍODO… MORTE É UM PERÍODO… OS DOIS ESTÁGIOS COM PRINCÍPIO, MEIO E FIM…
VIDA É CONTIDA NA MORTE E A MORTE É CONTIDA NA VIDA…
SOBRE VIDA E MORTE, DE ACORDO COM PRINCÍPIOS E CRENÇAS DE CADA PESSOA, JULGAMOS, INTERPRETAMOS, CONCEITUAMOS, TEMOS IDEIAS…
POREM AMADOS, VIDA É O QUE ELA É E MORTE É O QUE ELA É…UM CONTINUUM E INCESSANTE PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO...
DE MUDANÇA DE VIBRAÇÃO…
DEW MUDANÇA DE FREQUÊNCIA...
VIDA APÓS A MORTE...
SIM, VIDA APÓS A MORTE…
VIDA NA MORTE...
PLANOS DE UMA NOVA REALIDADE...
OUTRA FREQUÊNCIA, OUTRA VIBRAÇÃO, OUTRA FORMA  DE VIDA…
A MORTE JAMAIS SENDO UM OBSTÁCULO PARA A VIDA ACONTECER...
CONTUDO AMADOS, QUANTO MAIS APEGO NESSE PLANO MATERIAL MAIS DIFICULDADE TEREMOS DE LIBERTAÇÃO... TANTO DE QUEM SE DESLIGA DO CORPO FÍSICO QUANTO PARA QUEM FICA...
LUTO… LUTO É NECESSÁRIO, É UM PROCESSO E UM RITUAL DE DESAPEGO…
ASSIM COMO FOI NECESSÁRIO O RITUAL DE NASCIMENTO PARA DAR BOAS VINDAS, TAMBÉM O É O DA MORTE PARA AS DESPEDIDAS DE CONCLUSÃO DE MAIS UMA ETAPA DE NOSSAS EXISTÊNCIAS. ISSO É BOM PARA QUEM ESTÁ DEIXANDO O CORPO E IDEM PARA QUEM FICA.
SOMOS ENERGIA E CADA VEZ MAIS ESTAMOS APRENDENDO SOBRE ISSO POR MEIO DA FISICA MODERNA.
QUANDO NOS IDENTIFICAMOS COM O CORPO E TEMOS UMA INTERPRETAÇÃO DE MORTE COMO UM FINAL, ISSO PODE CAUSAR MUITA TRISTEZA, DOR, TRAUMAS E SOFRIMENTO.
NA INTERPRETAÇÃO QUE ESTOU TRAZENDO AQUI, MORTE É ADENTRAR OUTRA FREQUÊNCIA, OUTRA DIMENSÃO, COMO VIAJAR A OUTROS LUGARES…
EXISTEM MUITAS DOUTRINAS, PRINCÍPIOS E CRENÇAS, COM PERCEPÇÕES DIFERENTES… PODE SER IMPORTANTE PARA UM VIVER PLENO, ESTARMOS ABERTOS E ACOLHERMOS RESPEITANDO CADA UM DELES. NUM MUNDO IDEAL SERIA BOM QUE NENHUMA REFLEXÃO NOS ATEMORIZASSE OU TROUXESSE DOR E SOFRIMENTO. E SIM NOS AUXILIASSEM A VIVER COM MAIS ALEGRIA E LEVEZA,DE FORMA INTENSA E JUSTA…
PREPARAR-SE PARA A MORTE É PREPARAR-SE PARA A VIDA. É ESTAR PRONTO A CADA INSTANTE FAZENDO O MELHOR DE SI, PARA SI, PARA O PRÓXIMO E PARA O MEIO AMBIENTE, A CADA MOMENTO. PORQUE NUNCA SABEMOS QUANDO E ONDE AS CAUSAS E CONDIÇÕES QUE TORNAM POSSÍVEL A VIDA DE NOSSO CORPO FÍSICO, SERÃO ROMPIDAS, SERÃO TERMINADAS.
SERIA MARAVILHOSO E ABENÇOADO SEGUIRMOS EM PAZ, COM A TRANQUILIDADE DO DEVER CUMPRIDO E QUE AS PESSOAS QUE NOS CONHECEM E QUE AQUI FICAREM, TAMBÉM COMPLETEM O QUE TEM QUE SER COMPLETADO, NA TERNURA E NO CUIDADO, DO AMOR, QUE DESCONHECE FRONTEIRAS...
QUE POSSAMOS AMADOS, DESENVOLVER DIARIAMENTE A ARTE DE NASCER, VIVER E MORRER…
LIVE INSPIRADA NO LIVRO TIBETANO DOS MORTOS - FONTE DE LUZ 628  DA SEICHO NO IE - E A ARTE DE MORRER DO ZEN BUDISMO.

COMO CONVERSAR COM A ESTRUTURA CELULAR, O DIVINO E O UNIVERSO!

 


Para você conversar com a sua estrutura CELULAR, O DIVINO E O UNIVERSO é preciso se apaixonar pela parte Divina que há em você…

As chaves para isso são, o amor, como forma de honrar nossa existência e a nossa conexão diária com as células, numa verdadeira cumplicidade…
No mais a inteligência inata em cada uma das células, saberá o que fazer…

Você está definindo seus propósitos de vida, recheados de equilíbrio, harmonia, bom senso, saúde, leveza, alegria, felicidade e abundante prosperidade econômica e financeira e essa definição é o que suas células, o Divino e o Universo necessitam para saberem o que fazer…

Para isso, a parte inteligente dessa estrutura celular, o Divino e o Universo, poderão até mesmo entrar em contato com suas informações genéticas nos registros akáshicos, no inconsciente coletivo e/ou também no campo morfogenético... e daí puxarem os arquivos que forem adequados para que aja vida longa, saudável e abundância de realizações positivas tão sonhadas por você e para você…

Mesmo que para isso sejam necessárias mudanças de hábitos e de padrões que deixaram de ter função em sua vida e que você nem deveria mais estar vivenciando...
As mudanças poderão ocorrer muito rapidamente, criando a realidade que você idealiza merece para essa etapa da sua existência!
E você perceberá as mudanças acontecendo por meio de sinais, mensagens, intuições e insights!

PARA TUDO ISSO SER UMA VERDADE NA SUA VIDA, ESCOLHA UM LOCAL E UM HORÁRIO DO SEU DIA PARA COLOCAR-SE EM POSIÇÃO CONFORTÁVEL, RELAXADA E PODER OUVIR, VER E SENTIR, QUANTAS VEZES ENTENDER NECESSÁRIO, UMA INTERAÇÃO E CONEXÃO PLENAS, COM SUA ESTRUTURA CELULAR, O SEGUINTE COMANDO:
….
Queridas células, Universo e toda a Divindade… 
nós, de alguma forma nos conhecemos reciprocamente… 
e com o relacionamento que estamos estabelecendo, vai nascendo e se desenvolvendo conscientemente, um amor genuíno, intenso e verdadeiro entre nós…
Sinto muito por ter demorado tanto tempo para perceber conscientemente de maneira tão forte, tudo  isso… 
Eu quero, amadas células que vocês se inteirem juntamente com o Divino e o Universo, de todos os meus processos internos…
Sei que vocês já os conhecem tão bem…
E que só eu ainda os desconheço…
Eu quero e permito que vocês se reunam de uma forma benevolente para a criação de saúde plena em todo o meu sistema, e assim possa eu ter longevidade e viver muito, muito tempo, totalmente saudável e lúcida...
Eu quero, permito e desejo que vocês conversem comigo de uma maneira que eu possa entender e compreender e possa assim conectar-me conscientemente, mais e mais a vocês e, então, somar para auxilia los no no alcance de pleno sucesso de meus propósitos para essa fase de minha existência…
Segurem minhas mãos e eu segurarei as de vocês durante esta minha vida…
Eu agora, reconheço que vocês são meus grandes companheiros... 
Caso amados aja algum desequilíbrio em um de meus sistemas, seja no físico, mental, sentimental ou espiritual, eu quero e permito que vocês harmonizem o que for necessário e o desequilíbrio se equilibre, se harmonize por meio de ações conjuntas apropriadas…
Quero que vocês me ajudem queridas células a mudar hábitos que estão me prejudicando, nem que seja necessário buscar em meu inconsciente, pois  eu quero, desejo e mereço que o meu metabolismo se enquadre com o meu chamado de alma e eu manifeste plena sabedoria, saúde, lucidez e discernimento por onde e aonde eu estiver…
Mudem em todo o meu sistema, o que for necessário e adequado para uma existência plena de realizações positivas…
Puxem minhas informações genéticas registradas em meu inconsciente, caso necessário…
Mudem a minha dieta… 
Mudem as minhas preferências de alimentação caso esse seja o caminho propício…
Meu corpo auxiliará indo além do que eu simplesmente desejar comer, fazendo o que for necessário de maneira ética, legal, ecológica e moral... e meu sistema responderá fazendo isso, gerando inclusive resistência, para que eu evite ingerir certos alimentos e bebidas e então me orientará nas horas adequadas de me alimentar, de ingerir líquidos, de ter pensamentos e sentimentos saudáveis e lúcidos…
Tragam todo o meu sistema para um lugar de Divindade Amorosa, Harmônica, Leve e Equilibrada…
E em nome do amor, carinho, reverência e gratidão eu conversarei com vocês por meio dessa mensagem, todos os dias…
Eu permito, eu quero, eu desejo, eu mereço transbordar o meu melhor com a ajuda plena de vocês!
Gratidão Divino, Universo e amadas células!
Estamos juntos ao infinito e além!
Amém, Assim é, assim será, está feito, está feito, está feito, amém!

Esta é uma adaptação que fiz, utilizando técnicas de Coach, PNL e doutrinas, dos ensinamentos de Gregg Braden sobre COMO CONVERSAR COM A ESTRUTURA CELULAR!
Abraços, Norma De Marchi Assunção


O SÁBADO DE ALELUIA

Sábado de aleluia...

Dia de luto e silêncio...

Dia de reflexão...
 
De deixar ir o que pode estar impedindo nossa plena expansão...
Cortei o cabelo e com o corte, simbolicamente, deixei ir limitações 
que impediam com que meu caminhar fosse mais leve...

Esperanças são renovadas...
É como lavar a alma para nascer de novo...
Com o mesmo corpo porém mais experiente e mais sábio...

NOSSOS ANTEPASSADOS - GERAÇÕES

 Para nascer precisamos de:

2 pais 
4 avós 
8 bisavós 
32 tetravós
64 pentavós
128 hexavós
256 heptavós 
512 oitavós 
1024 eneavós 
2048 decavós 

Para o total das 11 últimas  gerações foram necessários 4094 antepassados!

Tudo isso em apenas aproximadamente 300 anos antes de eu e de você nascermos...

Pense:
- de onde viemos ?
- quantas lutas já lutamos por meio deles?
- por quanta fome já  passamos?
- quantas guerras já  vivemos?
- quantas vicissitudes sobrevivemos?

Porém também...quanto amor, alegrias, felicidade, paz, saúde, prosperidade e estímulos vivenciamos?

Quanta força, religiosidade, valores, princípios, sabedoria, fé e confiança para poder sobreviver...

E um pouco de tudo isso ficou em nós, em nosso sangue, em nossas células, em nosso DNA e nos trouxe até aqui...

Só  existimos graças  a tudo isso...
Honrar, reverenciar e agradecer quem veio antes é muito maior do que repetir a dor e sofrimento que indiretamente já vivênciamos...

É abençoado estarmos aqui, nesse tempo e nesse lugar...
Permita-se vivenciar momentos de profunda felicidade ♥️ 

ABORRECIMENTOS

 No estoicismo, os estoicos procuram desenvolver a capacidade de lidar com as emoções negativas, como o aborrecimento, através do uso da razão e do autocontrole. 

Eles enfatizam que nossas emoções são influenciadas por nossos julgamentos e crenças sobre eventos externos em vez de ser pelos eventos em si. 

Portanto, ao encontrar-se aborrecido, um estoico procuraria examinar seus próprios pensamentos e julgamentos a fim de entender a causa dessa emoção e questionar sua validade.

Os estoicos também enfatizam a importância de distinguir entre o que está em nosso controle e o que 
está fora de nosso controle. 
O aborrecimento muitas vezes surge quando nos apegamos a coisas que estão além do nosso controle, como eventos externos ou o comportamento de outras pessoas. 

Os estoicos nos convidam a direcionar nossa atenção e energia para aquilo que está sob nosso controle:, que são nossas próprias atitudes, pensamentos e ações.

Além disso, os estoicos sugerem que devemos adotar uma perspectiva mais ampla e de longo prazo sobre as situações que nos aborrecem. 

Eles nos encorajam a lembrar que a vida está cheia de altos e baixos e que as adversidades e 
contratempos fazem parte da condição humana. 
Ao aceitar essa realidade e desenvolver uma atitude de aceitação, podemos encontrar serenidade e equanimidade mesmo diante de situações aborrecidas.

Em suma, embora o estoicismo nem aborde especificamente a palavra "aborrecido", os princípios estoicos de autodomínio, uso da razão e foco no que está sob nosso controle podem ser aplicados para lidar com emoções negativas, incluindo o aborrecimento. 

Os estoicos nos convidam a questionar nossos pensamentos e julgamentos, a focar no que está em nosso controle e a adotar uma perspectiva mais ampla e de aceitação em relação às adversidades da vida.

TRISTEZA

 Sinto muito saber que você está se sentindo triste hoje. 

Lembre-se de que todos nós enfrentamos momentos difíceis e emoções negativas fazem parte da vida. 

P{ode ser muito importante aprender a lidar com esses momentos.


Mesmo nos dias mais tristes, é importante lembrar que as nuvens passageiras obscurecem o sol...
Porém ele está sempre lá, esperando para brilhar novamente. 

Permita-se sentir e processar suas emoções e também saiba que a tristeza nm é permanente. 
Foque em cuidar de si mesmo, seja através de atividades que lhe tragam alegria, buscando o apoio de entes queridos ou procurando um momento de tranquilidade... 

Lembre-se de que você é capaz de superar essa tristeza e encontrar a luz novamente. Mantenha a esperança no coração e lembre-se de que amanhã é um novo dia cheio de possibilidades. 

Você nem está sozinho. 
Em você existe um local de puro amor, busque ouvir e sentir essa fonte de amor.
Busque apoio de pessoas que você ama e que amam você.
Busque profissionais da área para lhe ouvirem e lhe oferecerem apoio e orientações. 

Acredite em si mesmo e siga em frente, confiante de que coisas melhores estão por vir. 
Você é mais forte do que imagina. 
Tenha paciência, cuide de si mesmo e lembre-se de que essa tristeza de forma alguma define 
quem você é. 

Mantenha a cabeça erguida e continue caminhando com coragem. 
Estou torcendo por você. Você é valioso e merece encontrar momentos para transbordar profunda felicidade.

Espero que fique bem e que bençãos Divinas sejam derramadas sobre e com você.


E lembre se que existem recursos e apoio disponíveis para ajudá-lo a atravessar esse momento difícil. 

Sinta-se abraçado.

DEPRESSÃO

Quando alguém que você ama está passando por um tratamento para câncer, anda depressivo e rejeita atendimento psicológico.

O que fazer? 


Sinto muito que esteja passando por tudo isso, espero ajudá-lo nessa situação.
Seguem algumas sugestões de como lidar com tudo isso.

  1. Incentive a comunicação: Encoraje a pessoa a falar sobre seus sentimentos e preocupações. O simples ato de compartilhar suas emoções pode aliviar o peso emocional. Esteja presente para ouvi-la com empatia e compreensão.
  2. Mostre apoio: Demonstre seu amor, apoio e disponibilidade para ajudar. Deixe a pessoa saber que você está ao lado dele durante essa jornada e que ela nem está sozinha. O suporte emocional de um ente querido pode fazer uma grande diferença.
  3. Pesquise recursos: Faça pesquisas sobre profissionais de saúde mental especializados em oncologia ou que tenham experiência no tratamento de pacientes com câncer. Explique à pessoa que o apoio de um psicólogo ou terapeuta pode ser benéfico para ajudá-lo a lidar com a depressão e a enfrentar as dificuldades emocionais relacionadas ao tratamento.
  4. Normalização da terapia: Explique que buscar ajuda profissional nem é um sinal de fraqueza e sim um passo corajoso em direção ao cuidado da saúde mental. Destaque a importância de ter um espaço seguro e confidencial para explorar suas emoções, preocupações e desafios durante esse período.
  5. Busque grupos de apoio: Além do atendimento psicológico individual, grupos de apoio específicos para pacientes com câncer podem ser úteis. Esses grupos oferecem um ambiente de compreensão e suporte mútuo, permitindo que as pessoas compartilhem suas experiências e encontrem conforto na conexão com outros que estão passando por situações semelhantes.
  6. Incentive hábitos saudáveis: Estimule a pessoa a adotar hábitos saudáveis que podem ajudar a melhorar seu bem-estar mental, como praticar exercícios físicos regulares, manter uma alimentação equilibrada, descansar adequadamente e realizar atividades que lhe tragam prazer e relaxamento.
  7. Esteja ciente dos sinais de alerta: Observe se os sintomas de depressão da pessoa estão piorando ou se ele está apresentando pensamentos suicidas. Nesses casos, é importante buscar ajuda profissional imediatamente. Entre em contato com um médico, um serviço de emergência ou uma linha de apoio para obter orientação.

Lembre-se de que essas são apenas orientações gerais e cada pessoa é única, então é importante adaptar as abordagens às necessidades e preferências da pessoa. 

Incentive-a a buscar ajuda profissional e respeite a decisão dela se ela ainda nem estiver pronta. 

Apoiá-la emocionalmente e estar presente ao seu lado pode ser um grande suporte.

QUANDO OS FILHOS SAEM DE CASA

 Quando os filhos saem de casa para construir suas próprias vidas, é um momento de transição emocional significativa para os pais. 


Aqui estão algumas sugestões para lidar com essa fase:


  1. Aceite e compreenda a mudança: É natural sentir um misto de emoções quando os filhos saem de casa. Reconheça que essa é uma parte normal do ciclo da vida e permita-se passar pelo processo de ajuste emocional.
  2. Comunique-se abertamente: Mantenha linhas de comunicação abertas com seus filhos. Estabeleça uma base sólida de confiança para que eles se sintam à vontade para compartilhar suas experiências e buscar seu apoio quando necessário.
  3. Dê espaço e independência: Permita que seus filhos construam suas próprias vidas e tomem suas próprias decisões. Deixe-os explorar sua individualidade, aprender com seus próprios erros e crescer como adultos independentes.
  4. Estabeleça limites saudáveis: Embora seja importante dar espaço e independência, também é essencial definir limites saudáveis. Comunique suas expectativas de forma clara, mas respeite a autonomia dos seus filhos. Encontre um equilíbrio entre apoiá-los e permitir que eles assumam responsabilidades.
  5. Cultive interesses próprios: Agora que você tem mais tempo e energia disponíveis, aproveite para se envolver em atividades que lhe tragam alegria e satisfação pessoal. Explore novos hobbies, invista em sua carreira ou dedique tempo para cuidar de si mesmo(a).
  6. Fortaleça suas relações pessoais: Busque apoio e companhia em outras áreas da sua vida. Mantenha contato com amigos, familiares e outras pessoas que compartilham de interesses similares. Isso pode ajudar a preencher o vazio emocional causado pela saída dos filhos.
  7. Esteja disponível: Mesmo que seus filhos não morem mais com você, esteja presente para eles. Demonstre interesse genuíno por suas vidas, ofereça apoio quando necessário e esteja disponível para momentos de alegria e desafios. Lembre-se de que o relacionamento entre pais e filhos continua evoluindo ao longo do tempo.
  8. Foco no autodesenvolvimento: Use esse período de transição para se concentrar em seu próprio crescimento pessoal. Busque oportunidades de aprendizado, desenvolva novas habilidades e explore suas paixões. Isso não apenas ajuda a ocupar seu tempo, mas também promove seu próprio desenvolvimento e bem-estar.

Lembre-se de que cada família é única e cada pessoa lida com essa transição de forma diferente. 

Essas sugestões são apenas diretrizes gerais e você pode adaptá-las de acordo com suas próprias necessidades e circunstâncias. 

Aproveite essa fase para descobrir novas possibilidades e encontrar satisfação em sua própria jornada.

CONFLITO NO RELACIONAMENTO

 O que você diria a uma pessoa que está triste, chateada porque teve um conflito no relacionamento? 

Sinto muito em saber que você está passando por um momento difícil em seu relacionamento. 
Conflitos podem ser desafiadores e emocionalmente desgastantes. 

Aqui estão algumas palavras de apoio que espero que possam ajudar:

  1. Permita-se sentir: É normal se sentir triste, chateado e até mesmo com raiva após um conflito. Reconheça suas emoções e dê-se permissão para vivenciá-las. Aceitar seus sentimentos é o primeiro passo para lidar com eles.
  2. Comunique-se abertamente: Quando ambos os parceiros estão prontos, é importante conversar abertamente sobre o conflito. Expresse seus sentimentos de maneira calma e honesta, tentando ouvir o ponto de vista do outro também. A comunicação clara pode ajudar a resolver mal-entendidos e encontrar soluções.
  3. Busque compreensão: Tente entender as motivações e perspectivas do seu parceiro. Cada pessoa tem sua própria bagagem emocional e experiências de vida que influenciam suas reações. Cultivar empatia e compreensão mútua pode ajudar a construir pontes e fortalecer o relacionamento.
  4. Dê tempo e espaço: Às vezes, um pouco de tempo e espaço pode ser benéfico para ambos. Permita-se e permita ao seu parceiro um momento para refletir e processar o conflito. Isso pode ajudar a acalmar as emoções e promover uma melhor tomada de decisões.
  5. Busque apoio: Além de lidar com a situação por conta própria, considere buscar apoio de amigos, familiares ou mesmo de um profissional, como um terapeuta de casais. Eles podem oferecer uma perspectiva objetiva e conselhos úteis durante esse período desafiador.
  6. Cultive o autocuidado: Encontre maneiras de cuidar de si mesmo durante esse período. Faça coisas que você gosta, pratique exercícios físicos, alimente-se bem, durma o suficiente e mantenha hábitos saudáveis. O autocuidado pode ajudar a fortalecer sua resiliência emocional.
  7. Tenha esperança: Lembre-se de que os conflitos fazem parte dos relacionamentos e podem ser oportunidades para o crescimento mútuo. Com paciência, esforço e comprometimento, é possível superar as dificuldades e construir um relacionamento mais sólido e saudável.

Lembre-se de que essas são apenas sugestões gerais. 
Cada situação é única e você sabe o que é melhor para si mesmo. 
Se necessário, considere procurar aconselhamento profissional para orientação personalizada. 

Espero que você encontre a paz e a felicidade que deseja em seu relacionamento.