quinta-feira, 8 de agosto de 2019

MEDO

Todos nós em algum momento sentimos medo. 
Mesmo o mais experiente palestrante ouve a voz do medo e se protege levando anotações, fazendo projeções em PowerPoint, fazendo uma oração antes de se apresentar, criando uma bolha de empoderamento invisível a sua volta, etc
Medo nos convida a reflexão.
O que estamos fazendo ou deixando de fazer, que por fazer do jeito que estamos fazendo ou deixando de fazer, o medo nos convida a nos recolhermos?
Com os filhos eu lhes dizia quando crianças, e também nos cursos, palestras e na PNL,
"jamais tenha medo de ter medo, o medo é nosso amigo e quer nos proteger. Quando chegamos na beirada de um precipício e vem o medo, ele está querendo nos proteger de cair. Pode ser prudente ouvi lo, tomar as devidas precauções e ficar um pouco mais para trás"
O grande desafio reside muitas vezes no fato de que algumas vezes deixamos de ouvir a voz do medo, confundimos ousadia com coragem, fazemos algo inconsequentemente e levamos uma invertida... Daí o medo para nos proteger de verdade, na próxima vez crescerá, se transformará em fobias ou pânicos e irá nos travar!
No entanto, quando acontece uma vez e já colocamos a pergunta, "O que estamos fazendo ou deixando de fazer, que por fazer do jeito que estamos fazendo ou deixando de fazer, o medo nos convida a nos recolhermos?" e tomamos os devidos cuidados, nos preparando melhor e fazendo as melhorias necessárias, o medo passa a ser nosso aliado e com um medo gerenciado seguimos no bom combate.
Jamais tenha medo de ter medo.
Aprenda a gerenciar o medo.
Com carinho,
Norma De Marchi Assunção 

Nenhum comentário: